terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dívidas chegam a 60 milhões

As dívidas do Ministério da Saúde aos bombeiros pelo transporte de doentes para hospitais, consultas ou hemodiálise já chegam aos 60 milhões de euros. Se não houver uma proposta de solução, admitem partir para a "luta".

A gravidade da situação levou a LBP a fazer um levantamento, distrito a distrito, do valor da dívida e a solicitar uma reunião, "com carácter de urgência" ao MS. A reunião está marcada para a próxima semana com o secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar.

Só os hospitais do Serviço Nacional de Saúde devem às associações de bombeiros "20 milhões de euros", afirmou o presidente da Liga. No distrito de Setúbal, onde o levantamento está quase concluído, os hospitais devem um milhão de euros aos bombeiros.

Em todo o País, as 476 associações de bombeiros foram chamadas a indicar o valor das dívidas do MS pelas deslocações para consultas externas, hemodiálises, fisioterapias, transportes entre hospitais e serviços de emergência. A dos hospitais "é apenas a dívida mais pequena", disse a LBP.

Também as administrações regionais de saúde e o INEM devem aos bombeiros. Dívidas que os primeiros dados do levantamento apontam para que seja "superior a 60 milhões de euros", confirmou ao DN um dos dirigentes da LBP. Há dívidas vencidas desde 2009, e de 2010, "a partir do primeiro trimestre, começou a haver falhas", concluiu o dirigente.

A LBP quer que até ao próximo dia 8 "seja encontrada uma solução" e já ameaçou com "outras formas de luta". Já o ano passado, os bombeiros ameaçaram paralisar as ambulâncias do serviço não urgente.
Fonte: DN
Foto: PFerro

Sem comentários: