sábado, 30 de outubro de 2010

Relógios atrasam uma hora esta madrugada

Os portugueses vão poder dormir mais uma hora na madrugada de domingo, devido aos relógios atrasarem uma hora quando forem 02:00 em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, dando início à hora de Inverno.


Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01:00 da madrugada de domingo, passando para a meia-noite, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

«Toda a actividade anda à volta das horas de sol, sendo por isso que existem os ajustes horários», explicou o professor Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa, adiantando que «Portugal não pode ter a mesma hora que a Rússia ou os restantes países da Europa central».

O Governo adoptou para Portugal continental e Madeira, nos anos 90, a mesma hora que a Europa central, igual a Bruxelas, mas o «impacto sobre a vida pública era terrível», com o aumento de acidentes de viação e de trabalho, as crianças a renderem menos nas escolas e tudo porque as pessoas estavam com problemas de despertar, contou o professor.

Sem comentários: