sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Escola de Bombeiros de Bragança será para fechar

Bragança deverá deixar de ter escola de formação de bombeiros. Com a inauguração da unidade local de formação de Izeda, no final de Setembro, a escola de Bragança poderá vir a ser desactivada.

Joaquim Marinho, director da Escola Nacional de Bombeiros, diz que cada distrito deverá ter duas unidades locais de formação.
“Isso é o plano, mas tem de ser cruzado com o número de formandos e necessidade de formação. Se Bragança não revelar evidências significativas de necessidade de formação, não haverá necessidade de outra.”
Mas com a inauguração recente da de Izeda, deixa de fazer sentido ter uma em Bragança.
“Alguma candidatura que apareça terá de ser no sul do distrito. Em Bragança? Não digo que sim nem que não. Mas o centro de formação de Bragança, tal qual está, não tem condições. E não vejo interesse em construir outra a 20 quilómetros da existente em Izeda.”

No entanto, Humberto Martins, presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Bragança considera que é altamente improvável que apareça uma segunda candidatura a breve prazo.
“Nesta altura é improvável. Temos 15 corpos de bombeiros e só aparecem inscrições de cinco. E é na base da quantidade de formação que o projecto se vai desenvolver.”
Neste caso, o problema é que as inscrições feitas no distrito depois não chegam aos serviços administrativos da escola nacional.
Um problema que Humberto Martins promete resolver com urgência.

Escrito por Brigantia
Foto: PFerro

Sem comentários: