segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bombeiros da Sertã possuem sistema inovador no combate a incêndio florestais

 Os Bombeiros da Sertã adquiriram recentemente um novo sistema para combate a incêndios florestais. Este sistema, chamado CDT Triton, foi instalado numa viatura de combate a incêndio florestais e este ano já foi posto em prática.
 O CTD Triton é um sistema de dosagem automático, provocado por um motor eléctrico, que permite misturas de espuma em dosagens de 0,1% a 3%. , fazendo com que haja um aproveitamento máximo de espuma sem perdas, melhorando o aproveitamento global de espuma. Este sistema pode ser instalado no inicio do encarroçamento de uma viatura, ou adaptado a um encarroçamento já existente. Neste caso o sistema foi adaptado á baixa pressão da bomba da viatura.
 
Noção de utilização de espuma em incêndios: Espuma de combate a incêndios, ou espuma retardante de fogo, ou espuma de supressão ao fogo, é uma espuma usada para supressão de fogo. Seu papel é arrefecer e cobrir o combustível, prevenindo seu contacto com o oxigénio, resultando na supressão da combustão.
Outros componentes das espumas retardantes de fogo são solventes orgânicos (como o trimetiltrimetileno glicol e hexileno glicol). Estabilizadores de espuma são também usados.
 O benefícios do Sistema Triton:
Segurança acrescida: a pré-mistura realiza-se a nível do camião por conseguinte distante da zona perigosa. A movimentação dos aditivos espumosos desaparece porque as reservas são instalados num lugar a partir da concepção do veículo.



Eficácia melhorada (vantagem da água aditivada): os aditivos podem ser utilizados sobre todos os tipos de fogos a fim de melhorar a rapidez de extinção e diminuir o consumo de água (os estragos causados pelas águas de escoamento são fortemente reduzidos). Contrariamente aos certos dispositivos mecânicos, TRITON realiza a pré-mistura após a bomba à água e por consequente este último não é induzido no fim da intervenção.
 Simplicidade e rapidez de intervenção: TRITON põe-se em serviço por pressão sobre o toque ON/OFF. Os toques + e - permitem uma selecção simples e rápida da concentração de aditivo desejada (0,1% a 3% ). TRITON injecta o aditivo a partir da abertura de um órgão de projecção e proporcionalmente ao débito de água. Através de um micro processador calcula a passagem de agua num caudimetro ( medição de caudal da água) induzindo a quantidade certa na agua sem haver excessos ou perdas de espuma.Também não há possibilidade de mistura acidental de agua com espuma no tanque da agua limpa.
Nenhuma perda de carga ligada ao TRITON: Contrariamente a um indutor clássico, TRITON autoriza comprimentos de estabelecimento importantes, sem nenhuma perda de carga, dado que a pré-mistura é realizada a nível do camião e veiculada no estabelecimento pela bomba à água. A limpeza do sistema é automática e rápida. Para a limpeza das mangueiras ou monitor é só desligar o sistema e deixar sair agua limpa.

2 comentários:

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Componente muito interessante, se me permitem, irei "roubar" o texto e algumas fotografias e irei passar a postagem no safeplace52.

Deixarei o baclink do vosso site no titulo da minha postagem.

Um abraço
FIRESHELTEr52

Unknown disse...

ok não há problema.