sexta-feira, 10 de abril de 2009

Fim de semana no CHNE.

Já há muito tempo que o Centro Hospitalar do Nordeste não fazia das suas. No dia de sexta-feira Santa, possivelmente por ser época de férias da Pascoa, gera-se a descoordenação total entre as 3 unidades hospitalares do CHN.
Então esta história relata o seguinte: Os bombeiros de Bragança foram chamados a transportar um utente, que acorreu á Urgência de Bragança, para a Urgência de Mirandela onde neste dia estaria um médico da especialidade de Oftalmologia. Chegados à Urgência de Mirandela, a administrativa da urgência recebe a credencial em tom de aborrecimento informa os bombeiros e o utente que a Unidade Hospitalar de Bragança já estava a abusar, e que naquela altura (por volta das 15h00) o médico Oftalmologista já não se encontrava de serviço desde as 14h00, acabando por ser visto por um médico de Clínica Geral, que disse ao doente que tinha um derrame, e que na segunda-feira voltasse ao médico a Bragança para resolver o problema. Assim sendo, o doente teve de ser reencaminhado para o sua origem. Chegados à U.H de Bragança foi visto de novo por Clínica Geral provavelmente que iria para Vila Real durante a tarde.
Até as 18hoo este utente ainda não tinha o seu problema de saúde resolvido.

Mas nós no cbbraganca.blogspot questionamos-nos:

- Como não há conhecimento que em Mirandela não há Oftalmologia a partir de certa hora?

- Como se justifica um transporte de Bragança-Mirandela e Mirandela-Bragança sem o doente ser atendido na especialidade que necessitava?

- Como é possível um médico dizer a um doente para voltar ao hospital passado 3 dias a resolver o problema?

-Como é possível que o Centro Hospitalar de Mirandela não tenha reencaminhado o doente para o hospital mais perto onde houvesse especialidade de Oftalmologia, como geralmente faz?

-Será que esta situação foi fortuita ou regular?

Sem comentários: