quarta-feira, 8 de abril de 2009

Maldizente ataca por email

O cbbraganca.blogspot.com recebeu à uns dias um mail com o seguinte texto, descrito abaixo, ao qual decidimos fazer um esclarecimento adequado aquilo que podemos chamar de "maldizente".


À uns dias atrás, o Srº Secretário de Estado da Administração Interna para os assuntos da Protecção Civil, dava uma entrevista onde dizia que o dispositivo de combate a incêndios florestais era o suficiente. De imediato da ANPC surgiu a reacção de que concordava com o Srº Secretário de Estado e inclusivé o Senhor Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses ( LBP ) o senhor Duarte Caldeira, também surgiu a concordar com tão disparatada afirmação...Que os senhores da ANPC concordem com o Srº Secretário de Estado eu até entendo, porque mais que provavelmente são eles que andam a enganar o Srº Secretário de Estado, uma vez que não há dispositivo ABSOLUTAMENTE NENHUM, mas o Srº Duarte Caldeira, vir a publico concordar com tal afirmação é verdadeiramente anedótico... a não ser que...“Liga dos Bombeiros Portugueses vai receber anualmente 450 mil euros”.

Fonte: Público


Resposta de Um Iluminado:ANEDÓTICO!!! SIMPLESMENTE ANEDÓTICO...

1ª ANEDOTA: haver dispositivo de combate a fogos florestais nesta altura... NÃO HÁ, É MENTIRA!

Resposta de alguém que sabe:

Existe sim um dispositivo, que designa as datas das fases consoante a altura do ano. Em relação ao dispositivo, está situado na fase Alfa.
Alem disso, existe uma Directiva Operacional Nacional que tem como finalidade constituir-se como um instrumento de planeamento, organização, coordenação e comando operacional do Dispositivo Integrado das Operações de Protecção e Socorro (DIOPS) e ainda como documento de referência para os planos e directivas das outras entidades públicas ou privadas da área da protecção e socorro.
Pretende-se, ainda, que esta directiva constitua um documento de divulgação generalizada e de consulta permanente de todas as entidades que actuam e concorrem para as acções de protecção e socorro.
Assim sendo cabe a cada corpo de bombeiros cumprir ou cumprir mais vagarosamente esta directiva.


2ª ANEDOTA: a Liga dos Bombeiros Portugueses absorver tão avultada quantia de dinheiros, se é uma confederação que representa Associações HUMANITÁRIAS, o porquê de tanto subsidio? Deve ser para pagar o vencimento do Srº Presidente da LBP...450 MIL EUROS davam um jeitão a muitos Corpos de Bombeiros do nossos país...

Resposta de alguém que sabe:

Sim vai receber uma verba dessa quantia, e porquê?
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) é a confederação nacional de utilidade pública que congrega associações humanitárias de bombeiros, federações de bombeiros e entidades públicas, sociais e privadas, que mantêm corpos de bombeiros.
A LBP tem por fins principais, entres outros, promover a qualidade técnica do desempenho dos bombeiros portugueses, apoiar a criação de associações de bombeiros e a homologação dos respectivos corpos de bombeiros e secções destacadas, nas localidades onde tal se justifique e diligenciar para que se desenvolva o apetrechamento dos existentes, bem como promover, por iniciativa própria ou em colaboração com outras entidades, públicas, sociais e privadas, o apoio social aos elementos dos corpos de bombeiros.
A Liga dos Bombeiros Portugueses integra a Comissão Nacional de Civil e o Conselho Nacional de Bombeiros e participa na definição das políticas nacionais nas áreas da protecção e socorro às populações, nomeadamente nas iniciativas legislativas respeitantes a matérias do seu interesse. Para além de todas as atribuições legal e estatutariamente previstas, compete ainda à Liga dos Bombeiros Portugueses a gestão do Fundo de Protecção Social do Bombeiro, através do qual promove e completa a protecção social dos bombeiros e seus familiares.
O artigo 45.º, n.º 4, da Lei n.º 32/2007, de 13 de Agosto, estabelece que os instrumentos de financiamento da Liga dos Bombeiros Portugueses são regulados por portaria do membro do Governo responsável pela área da administração interna.
Importa, pois, determinar o montante do referido financiamento, elegendo -se como critérios principais as necessidades da LBP e os montantes atribuídos nos anos de 2004 a 2008.
Alem disso convém referir ao nosso iluminado que a verba é de 445 mil euros, e não 450 mil euros.


3ª ANEDOTA: Existe um novo ponto de situação para defenir um incêndio florestal: A EVOLUIR FAVORAVELMENTE... estilo, o incêndio não está circunscrito ( tá tudo a arder ) mas está a evoluir favorávelmente... ou seja, está a arder e vai continuar até não haver mais nada para arder...

Resposta de alguém quem sabe:

Quanto á definição “a evoluir favoravelmente” não sei onde o iluminado foi buscar esta informação, mas não tenho informação que já haja conhecimento da DON de 2009 para os incêndios florestais.


4ª ANEDOTA: já poderia existir um plano de contingência para que com tão elevado numero de incêndios fosse colocado um ECIN ( pelo menos ) em cada Corpo de Bombeiros... mas há que poupar dinheiro para que o Srº CONAC compre um jeep novo...Enfim, é a ANEDOTA da nossa ANPC...Durante o mês de Março de 2009 já houve 2252 Incendios Florestais e o número continua a aumentar...Tenho pena é dos elementos dos GIPS que não têm parado nestes dias... sozinhos e abandonados no meio de fogos fora de controlo...

Resposta de alguém que sabe:

AGORA CONCORDO PLENAMENTE CONSIGO…

Sem comentários: