sábado, 11 de abril de 2009

PORTUGAL NÃO ESTÁ PREPARADO PARA UM SISMO

"PORTUGAL NÃO ESTÁ PREPARADO PARA UM SISMO": Fernando Curto, Pres. Associação Nacional Bombeiros Profissionais

Correio da Manhã –
Portugal está preparado para um sismo semelhante ao que ocorreu anteontem em Itália?
Fernando Curto – É claro que não estamos preparados. Primeiro porque não há organização para dar uma resposta como está a ser dada pelas autoridades italianas. Depois porque é preciso ajuda da população. E em Portugal não é dada formação nem informação às populações sobre como agir num sismo.

Como deveria ser dada essa formação?
– Nas escolas, principalmente, mas também com treinos, simulacros, divulgação de informação. Se perguntar a um cidadão comum o que fazer em caso de sismo, ele não sabe responder. Há dois anos que tentamos mudar isso.

Os bombeiros portugueses têm capacidade para responder a uma situação de catástrofe?
– Se estivermos a falar do Regimento de Sapadores de Lisboa, sim. Mas se o sismo afectasse a cidade seriam os primeiros a ficar sem capacidade de resposta. Os voluntários de outras corporações não têm treino nem meios para os substituir nas operações. Sem treino não há resposta. No entanto, há que saudar a medida do presidente da Câmara de Lisboa que colocou o quartel-base dos Sapadores no Monsanto. Em caso de catástrofe será uma mais-valia.

– Há falta de meios em Portugal?
– Os meios não são abundantes, mas suficientes. O problema é mesmo a organização e as comunicações. Viu-se isso no simulacro realizado em Novembro.

Os bombeiros são responsáveis pela fiscalização estrutural dos edifícios novos. Os mais antigos são fiscalizados?
– A fiscalização dos edifícios é importante. Mas os bombeiros não podem entrar em propriedade privada. Era preciso mudar a legislação para permitir verificar as condições de resistência. Por exemplo, as estruturas anti-sísmicas da Baixa pombalina foram destruídas nos últimos anos. Isso acontece porque não há fiscalização.
Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: