terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Paredes: Salvamento em Poço Gera Discórdia entre Bombeiros e INEM


Carla Barbosa viveu momentos de aflição quando caiu, pelas 10h45 de ontem, no poço com 15 metros de 
profundidade que tem no quintal da casa em que reside com a irmã, em Cristelo, Paredes. A mulher, de 32 anos, foi retirada pelo bombeiro Vítor Martins, da corporação de Paredes, e voltou a pisar terra firme às 11h40.

Sofreu leves escoriações numa perna e foi levada ao hospital de Penafiel."Ela foi ligar o motor que puxa a água do poço. As tábuas que tapam o buraco escorregaram e ela caiu", contou Margarida Maria, mãe de Carla, de 70 anos, que foi assistida pela Cruz Vermelha de Vilela. Só descansou após falar com a filha, na ambulância.Mário Silva, amigo da família, apoiou Carla até à chegada dos socorristas. "Perguntei-lhe se estava bem e ela disse que só tinha frio. Fiquei a falar com ela para se manter à tona e não desmaiar", frisou.

O caso teve um final feliz, mas motivou a discórdia entre bombeiros de Paredes e INEM. Segundo a corporação, o socorro foi pedido por telefone para o 112 e, depois, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM acionou a Cruz Vermelha de Vilela às 10h58, que levou duas ambulâncias, mas não tem meios de resgate. Os Bombeiros foram chamados às 11h05. "Perderam-se, pelo menos, sete minutos até serem chamados os meios corretos quando era uma vida que estava em risco", disse o comandante José Morais. Já fonte oficial do INEM garantiu que todos os meios, incluindo uma VMER, foram "acionados em dois minutos", entre as 10h54 e as 10h56.
Fonte: Manuel Jorge Bento - Correio da Manhã 

Sem comentários: