quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Comunicado CEIF - ADAI: Incêndios Florestais de 2013 e Acidentes mortais com eles relacionados


Tendo em conta as notícias que têm sido publicadas nos últimos dias, acerca de um estudo que a equipa do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Universidade de Coimbra está a realizar, sobre dois dos grandes incêndios e os acidentes que causaram vítimas mortais no ano de 2013, o CEIF pretende esclarecer o seguinte.


• O Relatório sobre o estudo mencionado não está ainda concluído nem foi entregue ainda à Autoridade Nacional de Proteção Civil, que foi a entidade adjudicatária do trabalho.
• Em salvaguarda de obrigações contratuais previstas, o CEIF entregou no passado dia 22 de novembro um documento que reportava o estado de avanço do estudo em curso e continha uma análise preliminar de cada um dos casos estudados.
• A fim de não prejudicar o andamento do nosso trabalho, foi definido que quaisquer esclarecimentos acerca de questões que pudessem ser suscitadas por esse documento seriam deixados para depois da publicação do Relatório Final.
• Sem nos querermos pronunciar agora sobre o teor dos comentários que o referido relatório preliminar possa ter causado, não podemos deixar de reafirmar o nosso propósito de averiguar os factos, com base na audição do maior número de pessoas e entidades possível, a fim de que sejam conhecidas as possíveis falhas, se encontrem soluções e se tomem medidas para as corrigir.
• Em caso algum é nossa intenção acusar alguém ou alguma instituição. O propósito de contribuir para a melhoria do sistema leva-nos a olhar para as situações com um sentido positivo e com objetividade. Sem prejuízo disso não deixaremos de apontar neste Relatório as situações que mereceram da nossa parte ou das pessoas de quem ouvimos, algum reparo e que possam de alguma forma constituir oportunidades de melhoria.
• Estamos cientes de que neste propósito somos acompanhados pela larga maioria da Comunidade dos Bombeiros Portugueses e dos nossos Concidadãos, que não querem assistir passivamente à repetição destes acidentes, sem nada fazer e que partilham connosco o entendimento de que a melhor forma de honrar os mortos é a de retirar as lições que a sua perda nos possa transmitir.
• Pela nossa experiência sabemos que para fazer face ao complexo problema dos incêndios florestais é preciso contar com todos os que estão envolvidos nesta luta de boa vontade. A contribuição que o nosso Centro de investigação científica pode dar é por meio do trabalho, do estudo, e da nossa vontade de aprender, pois não sabemos tudo. Estamos gratos a muitas pessoas que nos têm manifestado o seu reconhecimento e apoio em relação ao nosso trabalho. Quanto à nossa qualificação como cientistas reservamo-la para quem de direito, com autoridade e com conhecimentos para o fazer.

Coimbra, 9 de Dezembro de 2013
O Coordenador do CEIF 

Domingos Xavier Viegas

Sem comentários: