segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Bombeiros Consideram Insuficiente Reforço de 4 Milhões

O presidente da Liga Portuguesa de Bombeiros, Jaime Soares, considerou hoje positivo mas insuficiente o reforço de quatro milhões de euros, anunciado pelo Governo para a aquisição de equipamento individual de proteção.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou domingo, na Figueira da Foz, a atribuição de mais quatro milhões de euros para aquisição de equipamento individual de proteção para os bombeiros portugueses.

Em declarações hoje à agência Lusa, Jaime Soares disse que o anúncio é muito positivo, mas salientou que os quatro milhões não chegam para todo o equipamento que falta.

"No ano passado houve uma verba de seis milhões de euros para o equipamento para proteção individual (...). Cerca de 50% dos bombeiros já receberam, faltam outros 50%. Por isso, se os primeiros [equipamentos] custaram seis milhões, é lógico que será necessária uma verba igual para complementar o que falta", explicou.

Jaime Soares adiantou, no entanto que confia na capacidade de a Liga de Bombeiros e o ministro Miguel Macedo chegarem a acordo para a totalidade da verba que considera necessária.

"Nós confiamos, porque tem havido cumprimento exato e correto dos compromissos assumidos, que ninguém vai ficar por equipar", disse. No entender de Jaime Soares, a negociação está no "bom caminho" e é fruto do diálogo.

"Claro que não está tudo bem. Ainda há muita coisa que tem de ser feita, legislação a ser finalizada, mas há uma ilusão francamente favorável com o anúncio da verba", afirmou.

O ministro da Administração Interna disse no domingo que "vai haver um investimento adicional, além daquele que tinha ocorrido e cujos concursos públicos começaram em março deste ano, ainda antes do período de verão".

"Nós vamos reforçar essas verbas, em princípio, com pelo menos quatro milhões", disse, acrescentando que o valor pode ir um pouco além disso.

"Quatro milhões estão assegurados e isso é um investimento importante porque se trata de continuar a adquirir equipamentos individuais de proteção para os bombeiros", disse o titular da pasta da Administração Interna.
Fonte: DN

Sem comentários: