terça-feira, 10 de dezembro de 2013

ANPC Considera: 'Especulativo e Despropositado' Imputar Responsabilidade aos Bombeiros

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) considerou hoje ser "especulativo e despropositado 
imputar qualquer tipo de responsabilidades" aos bombeiros, como referem dados preliminares divulgados na imprensa que apontam falha humana nas mortes ocorridas nos incêndios de verão.

Alguns órgãos de comunicação social divulgaram dados preliminares de um inquérito aos fogos pedido pelo Governo, segundo os quais os bombeiros negligenciaram a forma de actuação, ao violarem regras de segurança, em sete dos oito casos mortais nos incêndios ocorridos no verão.

Segundo a imprensa, houve erros de manobra, mau posicionamento no terreno e ainda erros na abordagem aos sinistros.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ANPC esclarece que, "até ao momento, apenas foi entregue um relatório preliminar, esperando-se nos próximos dias a recepção do relatório final".

Segundo a ANPC, estão a ser analisadas "cada uma das ocorrências a onde ocorreram vítimas mortais entre os soldados da paz", em complemento do relatório sobre os acidentes com vítimas mortais no contexto de incêndios florestais deste ano.

"Face a este quadro, que é factual, é absolutamente especulativo e é absolutamente especulativo e despropositado imputar qualquer tipo de responsabilidades", sublinha a ANPC no comunicado.
Fonte: Lusa/SOL

Sem comentários: