quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Liga Propõe Observatório Nacional Para os Fogos Florestais

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) propôs aos ministros da Administração Interna e da Agricultura a criação de um observatório nacional para os fogos florestais. Em reuniões havidas com os respectivos titulares, Miguel Macedo e Assunção Cristas, o presidente do conselho executivo da LBP, comandante Jaime Marta Soares, formalizou a proposta fundado na convicção de que a floresta, pela sua componente ambiental, económica e social, exige mais atenção por parte dos proprietários e das entidades governamentais principais responsáveis pelo sector.

Na reunião com Assunção Cristas e com o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, o presidente da LBP elencou da necessidade da existência do cadastro da propriedade florestal, a prevenção estrutural, o associativismo florestal (ZIF), as equipas de sapadores florestais nas associações de bombeiros como temas fundamentais na abordagem da temática. Nesse sentido, elegeu também como importante a reactivação da CNEFF e CEFFs municipais.

No encontro com o ministro da Administração Interna e o secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d´Ávila, o presidente da LBP abordou a temática do QREN, seja na vertente da obtenção de viaturas operacionais, seja na edificação de novos quartéis de bombeiros, bem como a candidatura à aquisição de equipamentos de protecção individual (EPI). Neste caso, defendeu que a candidatura geral deva ser feita através da LBP.

A Liga foi informada pelo MAI que vai ser aberto concurso no valor de dois milhões de euros para a aquisição de viaturas novas para substituição e garantidos apoios para a reparação de mais 14. Na sequência das preocupações manifestadas pela LBP, o MAI fez referência também a uma candidatura para aquisição de EPI no valor de 4 milhões de euros, com comparticipação a cem por cento e os concursos a realizar pela Liga.

A problemática rodoviária e os apoios que possam ser canalizados para os bombeiros através das concessionárias das auto-estradas foram outros dos temas abordados entre o presidente da LBP e o ministro da Administração Interna.

A temática do QREN e, nomeadamente, a necessidade de maior clarificação das normas a implementar nesse domínio, foi também tema de uma reunião entre o presidente da LBP e os secretários de Estado da Administração Interna e do Adjunto do MAI, Fernando Alexandre, com a presença do presidente da ANPC.
Nos períodos de vigência do QREN, 2009/2014, a LBP defende a necessidade de clarificar as normas de modo a agilizar e simplificar os processos de candidatura, extensivos ao novo QREN 2014/2020.

Sem comentários: