sábado, 16 de julho de 2011

Bombeiros de Macedo dão formação às empresas sobre combate a incêndios

São cada vez mais as empresas que pretendem que os seus funcionários tenham formação sobre Prevenção e Combate a Incêndios. Em Macedo de Cavaleiros, o corpo activo dos Bombeiros Voluntários dá este tipo de formações de segurança. Uma componente teórica acerca do tipo de incêndios, materiais combustíveis e de tipologia de extintores, que é sempre associada à prática, nomeadamente ao nível do manuseamento dos extintores.

É pelo manuseamento do extintor que se começa, depois de verificada a tipologia do extintor e a sua adequação ao incêndio que temos pela frente.

Só de seguida se deve direccionar a acção do pó químico ou do CO2 para o foco de incêndio, sem nunca virar as costas ao mesmo. Não é difícil, mas requer destreza, até porque um extintor médio tem apenas cerca de 12 segundos de agente extintor.

Porque a melhor medida para combater um incêndio é sempre a prevenção, João Venceslau, comandante dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, sublinha que são cada vez mais as empresas que procuram os bombeiros para dar este tipo de formação aos seus funcionários.

“Em Macedo já começa a denotar-se que as empresas, não só porque a lei obriga, mas porque nunca se sabe quando é que o mal nos vai bater à porta. O incêndio é algo de violento, que coloca a nossa segurança em causa, mas também os nossos equipamentos”.

O comandante explica em que consiste esta formação e as vantagens em obtê-la.

“Consiste basicamente em dar conhecimentos a qualquer pessoa acerca da forma de utilizarmos o meio que temos ao nosso dispor, em diversos locais, ou seja, o extintor. Isto para uma fase inicial do incêndio, que é crucial para a extinção do mesmo”.

Basicamente, trata-se de uma formação que qualquer cidadão deveria ter.

“Defendemos que este tipo de formação deveria ser abrangente ao maior número possível de cidadãos, porque não sabemos quando somos nós os primeiros a detectar o início de um incêndio”.

Os primeiros a ver o incêndio devem ser os primeiros a actuar, na opinião do comandante dos bombeiros de Macedo, mas para isso é preciso que haja formação. Até porque, por muito rápida que seja, a deslocação dos bombeiros ao local leva sempre o seu tempo e a extinção de um fogo é sempre uma corrida contra este inimigo.

“A primeira intervenção deve ser feita por aqueles que assistem ao início e isso ajuda depois à nossa intervenção. Temos de entender que desde o alerta até ao chegar ao local demora tempo. Muitas vezes dizem que nós chegarmos atrasados, mas tomáramos nós conseguirmos estar no momento em que o incêndio começa. Por isso, achamos que todas as empresas, e até todos os cidadãos, deveriam ter estes conhecimentos”.

A maior parte dos estabelecimentos abertos ao público já cumpre a lei e tem planos de segurança e extintores presentes, mas poucos funcionários ou proprietários sabem manuseá-los.
Escrito por CIR

Sem comentários: