sábado, 30 de julho de 2011

GNR alerta para “cuidados redobrados” com obras no IP4

Autoridades de Bragança vão alertar condutores do IP4 durante o fim-de-semana sobre cuidados a ter na estrada, com uma preocupação acrescida devido às obras a decorrer na via.
As obras no IP4 constituem neste Verão uma preocupação acrescida para as autoridades de Bragança, nomeadamente a GNR, que vai distribuir panfletos a alertar os condutores para as condições da via e cuidados para uma viagem segura.

“IP4 em obras” é o alerta que sobressai no panfleto que os militares da GNR entregarão aos automobilistas, entre sábado e segunda-feira, na já habitual recepção ao emigrante feita por entidades locais àqueles que chegam a Portugal pela fronteira de Quintanilha.

“Sentimos todos essa necessidade de alertar que o IP4 está em obras e pretendemos que todos estejam cientes de que vão encontrar obstáculos ao longo da via”, disse à Lusa Rui Pousa, oficial de Relações Públicas e Informações da GNR de Bragança.

Segundo aquele responsável, “todos os anos aumenta bastante o fluxo no IP4 em especial no primeiro fim-de-semana perto do mês de Agosto”.

Este ano acresce o facto de todo o IP4, a principal via da região, que liga ao litoral, no Porto, e à fronteira, em Bragança, estar em obras para a transformação na Auto-estrada Transmontana.

“Pretende-se chamar mais a atenção às pessoas de que devem redobrar os cuidados e claro que uma imagem vale mais que mil palavras, por muitos conselhos que dermos, e vamos dar também aos condutores, reforçamo-los com este pequeno panfleto”, disse.

As filas de trânsito, o calor e algum cansaço, podem agravar as circunstâncias pelo que a GNR espera contribuir para uma “viagem segura” através do panfleto com fotografias das obras e orientações para que os automobilistas respeitem a sinalização relativa às mesmas e mantenham a distância de segurança quando seguem em fila.

A estes somam-se os conselhos habituas de evitar conduzir por longos períodos, distracções com telemóveis, exceder os limites de velocidade ou fazer ultrapassagens desnecessárias.

Não estabelecer uma hora de chegada é outro conselho aos emigrantes que viajam para passar férias em Portugal e que, segundo o oficial Rui Pousa, têm percursos alternativos se o destino não for Trás-os-Montes.

Para evitar as obras do IP4, aqueles que se deslocam para as zonas do Porto ou Minho poderão optar, a Norte, pela autovia das Rias Baixas, na Galiza.

A fronteira de Vilar Formoso é outra alternativa se o destino for a sul do IP4.

A GNR continuará a distribuir os panfletos para além deste fim-de-semana, nomeadamente através dos elementos do destacamento de trânsito que fiscalizam a via.

Apesar das condições, “o número de acidentes está praticamente ao mesmo nível” que no ano anterior, segundo Rui Pousa.

Entre 1 de Janeiro e 27 de Julho deste ano, a GNR de Bragança, que fiscaliza o IP4 entre Mirandela e Bragança, registou 49 acidentes, mais três que em igual período do ano anterior.

Este ano há menos duas mortes que as cinco registadas no mesmo período de 2010, metade dos feridos graves (três) e 12 feridos ligeiros contra os 22 de 2010.

“O que se nota”, segundo Rui Pousa, é “um aumento significativo, em termos percentuais, no número de acidentes” na Estrada Nacional (EN) 15, que passou a ser mais utilizada para desvios devido às obras no IP4.

No mesmo período, o número de acidentes quase que duplicou, passando de nove para 16, mas sem registo de vítimas mortais.

Sem comentários: