quarta-feira, 25 de maio de 2011

Peregrinação em nome de João Pedro

Um grupo de cidadãos organizou uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Cabeça, na aldeia de Nogueira (Bragança), para apoiar a família de João Pedro Múrias, uma criança de 2 anos que se encontra internada no Hospital de São João (Porto) com sintomas de infecção cerebral.

Na caminhada estiveram reunidos mais de meia centena de pessoas, que vieram de vários locais do distrito de Bragança para rezar e torcer por João Pedro Múrias.

A ama da criança, Gracinda Alves, explica como se agravou o estado de saúde da criança. “O menino já não comia como nos outros dias e também começou a sentir um pouco mais de sono. Só queria estar deitado ou no colo ou no chão. Só queria estar de olhos fechados e estava muito mole”.

A 5 de Maio, João Pedro começou a ter sintomas febris e, Gracinda Alves, comunicou desde logo à mãe da criança, o estado em que João Pedro se encontrava. Foi levado de imediato à Unidade Hospitalar de Bragança, onde fez um exame de urina, mas não lhe diagnosticaram qualquer sintoma anormal. Ana Múrias, a avó do menino, comenta: “passou por três médicos diferentes e acabaram por mandá-lo para casa, sem o encaminharem para um pediatra. Diziam que não tinha nada”, lamenta.

Depois de várias consultas, João Pedro acaba por ficar internado no Hospital de Bragança, no dia 7 de Maio. “Nesse dia foi a drª. Edite, a minha médica de família, que o mandou para uma pediatra. Ficou logo internado. Inicialmente pensaram que era meningite, porque não podiam fazer certos exames como o TAC”, explica Ana Múrias.

No dia seguinte, João Pedro é transferido para o Hospital São João, no Porto, onde está a ser atendido por uma das melhores equipas médicas da especialidade. “Está a reagir bem e a apresentar algumas melhorias. Já se riu para os pais e já fez movimentos, mas os médicos dizem que ainda irá demorar muito tempo até lhe darem alta”, salienta Ana Múrias.

Criança passou por três médicos diferentes antes de ser consultado por um pediatra

Terminada a peregrinação, as pessoas são unânimes em referir que continuarão a torcer pelo menino, ora através da oração, ora com velas a arder em seu nome. Os pais não se encontraram nesta peregrinação por estarem ao lado do pequeno João Pedro, no Porto.
Fonte: Jornal do Nordeste

O Cbbraganca aproveita para informar que desde o fim de semana que o João Pedro melhorou significativamente. Já foi transferido da Unidade de Cuidados Intensivos para os pisos de acompanhamento.
Infelizmente os médicos confirmaram algumas sequelas, que por enquanto nada indica serem definitivas, mas a perda de mobilidade de alguns membros já é confirmada. De qualquer maneira, a possibilidade de uma vida semelhante a que ele tinha antes deste problema de saúde é uma grande hipótese. Continuaremos a aguardar mais boas noticias.

1 comentário:

Fred disse...

Enfim... este hospital de bragança é uma tristeza, merecia estar em tribunal por este e por outros tantos casos(incluindo possivelmente o meu)! e nada fazem para que mude... Quanto ao João Pedro, as rapidas melhoras para ele! Aos pais, força, coragem e vai se passar tudo pelo melhor! pensamento positivo, apesar de eu não ter estado presente na marcha ao santuario, quero dizer que estou a torcer pelo João Pedro, Força