quinta-feira, 12 de maio de 2011

Bombeiros recebem 200 milhões de euros para modernizar quartéis

Modernizar quartéis de bombeiros e comprar equipamentos é o destino de mais de 200 milhões de euros de investimento comunitário e nacional, dos quais 8,6 milhões foram atribuídos esta quarta-feira.

"Pela primeira vez no âmbito comunitário, pudemos recorrer ao QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional] para executar um investimento que é superior a 200 milhões de euros até 2013", afirmou o ministro Rui Pereira, à margem da cerimónia de assinatura de nove contratos na área da protecção civil.

Segundo o ministro da Administração Interna, "esse investimento destina-se a modernizar e apetrechar o sector, a construir novos quartéis de bombeiros, a comprar novas viaturas, a comprar equipamentos", acrescentando que o "nível de execução já ultrapassa os 136 milhões de euros".

Rui Pereira adiantou ainda que grande parte do investimento "destina-se ao cumprimento das missões dos bombeiros e, na área da protecção civil, destaca-se o combate aos fogos florestais".

O ministério da Administração Interna assinou nove contratos com várias associações humanitárias e com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, que representam um investimento de cerca de 8,6 milhões de euros, dos quais 6,5 milhões são suportados pelo QREN, e o restante pelos parceiros.

"Todos estes contratos resultam de candidaturas que são apresentadas pelas próprias associações humanitárias", referiu, adiantando que este "esforço" surge numa altura "em que "cada vez é mais nítido que a Segurança Interna se decompõe sempre em duas facetas: ordem pública, prevenção e repressão da criminalidade mas também protecção civil".

Fonte JN

Sem comentários: