quarta-feira, 4 de maio de 2011

Obras nas estradas fizeram aumentar para o dobro as mortes no distrito em acidentes de trabalho

As obras das estradas que estão a ser feitas contribuem para o aumento de acidentes de trabalho no distrito de Bragança. A convicção é da própria Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). No ano passado, esta entidade registou seis mortos em acidentes laborais, o dobro dos registados em 2009.

Só nas obras das estradas do distrito perderam a vida cinco operários.

A outra vítima mortal foi registada em trabalhos agrícolas.

Lília Condado, a responsável local da Autoridade, justifica este aumento de vítimas mortais com o fluxo de obras públicas que estão a decorrer na região.

“É normal que aumentando o volume de trabalhos, o número de trabalhadores e a complexidade das técnicas construtivas, que aumente também o número de acidentes de trabalho”, justifica a responsável. Apesar de haver actualmente maior consciência para os perigos que existem, sobretudo na construção civil, Lília Condado aponta uma série de factores que fazem subir o risco de novos acidentes.

“Como os riscos psicossociais, o cansaço dos trabalhadores, a intensificação do ritmo de trabalho. Por outro lado, havendo uma cadeia mais complexa de hierarquias na obra, a introdução de novos métodos e novas tecnologias no trabalho também potenciam os riscos de acidentes.”

No ano passado a unidade de Bragança da ACT registou 24 acidentes de trabalho, que deram origem a coimas e a uma queixa-crime, levantada na sequência de um acidente nas obras do IP2.

Os acidentes com trabalhos na área da electricidade também tiveram um aumento no distrito de Bragança.

A maior falha encontrada pela ACT é ao nível da coordenação da segurança das actividades dos diversos intervenientes do estaleiro.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: