quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Escola de Bombeiros encerra definitivamente

O Centro de Formação de Bragança da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) não deverá voltar a abrir as portas. A nova orientação da tutela aponta para a mobilidade de formadores aos quartéis de bombeiros, em detrimento da deslocação dos formandos aos centros de formação.Questionado sobre esta matéria, o governador civil de Bragança, Jorge Gomes, afirma que não há orientações do Governo para a construção de uma escola nova. “Manter o centro de formação não implica a criação de um novo espaço, visto que a aposta é na formação descentralizada”, referiu o responsável.Já o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, lamenta a extinção do Centro de Formação. O edil recorda, ainda, o primeiro local escolhido para a construção das Escola de Bombeiros, junto ao nó nascente do IP4, desde a altura em que esta valência foi instalada, provisoriamente, junto ao edifício do Governo Civil.No entanto, a escola nunca saiu das instalações provisórias e a formação acabou mesmo por ser suspensa, em 2007, devido à falta de condições para ministrar aulas de qualidade aos soldados da paz.Falta de condições ditou a suspensão da formação e a desactivação do Centro de Formação de Bragança da ENBA crescente degradação das instalações levou os dirigentes da ENB a suspender a formação no Nordeste Transmontano, alegando não ser possível continuar a deslocar formandos de diversos pontos do País sem as condições adequadas, tanto para a sua permanência, como para obterem formação de qualidade. Recorde-se que a humidade e o frio, no Inverno, eram alguns dos obstáculos com que se deparavam, não só os formandos, mas também os formadores e funcionários do Centro.Após a desactivação da escola, foram muitas as promessas de que a infra-estrutura iria ficar no distrito. Em Fevereiro de 2008, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, garantiu que a ENB iria ficar na capital de distrito, mas, na altura, escusou-se a avançar a nova localização.Agora, Jorge Gomes adianta que a construção de uma nova escola não faz parte dos planos do Governo, que aposta na deslocação dos formadores aos quartéis de bombeiros, em vez de suportar as despesas inerentes a um Centro de Formação.

1 comentário:

Anónimo disse...

è triste... e pensar que neste centro de formação estiveram umas centenas largas de Bombeiros de todo o país e ilhas... poi é.
Se pensar que a formação "a sério" em incêndios florestais começou em bragança talvez ninguem acredita... mas é verdade e muita gente sabe disto mas estamos em bragança e agora não há condições, pois acredito porque alguns anos sem formandos as instalações vão-se degradando, mas nunca houve grandes queixas das condições. Também posso dizer que existem algumas lacunas mas que se houvesse interesse especialmente "politico" a escola, ou melhor o Centro de formação da escola Nacional de Bombeiros em Bragança não fechava, quanto mais não fosse para os bombeiros do Distrito. ..............
Foi um desabafo triste mesmo triste...
de quem por lá passou muito tempo e tem saudades...