Simulação provisória de área afetada |
Um incêndio deflagrou ontem ao inicio da tarde perto da aldeia de Moldones em Espanha. O incêndio teve origem numa maquina de corte de desbaste que se encontrava a operar no local, numa atividade de corte de pinho legalizada.
Durante a tarde e noite desenvolveu-se em varias frentes e sucessivos reacendimentos, queimando mato e pinhal, tendo queimado uma área de cerca de 400 ha.
No local estiveram cerca de 200 operacionais, entre sapadores florestais, bombeiros de Comunidade de San Vitero e forças policiais. Operaram com vários meios terrestres, contando com 9 maquinas de rastos que foram essenciais para circunscrever o perímetro do incêndio até meio da noite.
Foram ainda utilizados cerca de 5 meios aéreos, entre eles 3 helicópteros e 2 aviões anfíbios.
As frentes do incêndio chegaram direcionar-se para a aldeia de Moldones, tendo o comando do incêndio classificado este incêndio de nível II, escala que avalia a perigosidade dos incêndios em Espanha.
A coluna de fumo era visível em Portugal até cerca de 50 km de distância e chegou a dar impressão de se localizar em território português, mas as chamas ficaram ainda a uma distância de 1.5km da fronteira.
Foto:.Salete André
Sem comentários:
Enviar um comentário