quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ponto Situação Bragança: Quase 700 Operacionais Combatem Incêndio (Dia 10)

O dispositivo de combate ao incêndio que atinge os concelhos transmontanos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo foi reforçado com mais bombeiros e veículos operacionais.

Com duas frentes ativas neste momento, 659 operacionais, dos quais 426 são bombeiros de diferentes corporações, asseguram o combate às chamas, assistidos por 195 veículos, quatro helicópteros e quatro aviões bombardeiros, de acordo com o último balanço da Proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara de Mogadouro, João Henriques, disse que o sentimento das populações é de preocupação» e receio, por causa de eventuais reacendimentos.

«No momento, e apesar dessa preocupação, há mais tranquilidade comparativamente com o período da noite, que foi de grande sobressalto e as dimensões do incêndio nada têm a ver com as que foram atingidas durante a noite e madrugada», frisou o autarca.

O fogo já destruiu vários quilómetros de linhas de comunicações, uma caravana, uma viatura ligeira de passageiros e diversos imóveis agrícolas e habitacionais, campos, searas, olivais e amendoeiras, palheiros, anexos de habitações e centenas de hectares de mato.

Fonte: Diário Digital com Lusa

Incêndio de Alfândega da Fé cerca localidades


Voltou a complicar-se o incêndio que desde lavra desde terça-feira em quatro concelhos do Baixo Sabor. Esta tarde, as chamas cercam as localidades de Parada, em Alfândega da Fé, e ainda Estevais e Bruçó, ambas as aldeias do concelho de Mogadouro, deu conta uma fonte da GNR. O incêndio mantém duas frentes activas.

O fogo propagou-se pelas encostas do Rio Sabor e não tem dado tréguas aos bombeiros, elementos da GNR e ao exército. Esta tarde chegaram a estar no terreno por 682 operacionais envolvidos no combate ao fogo, sobretudo com o objectivo de salvaguardar as aldeias, bem como quatro aviões e 178 veículos operacionais. Também na zona de Torre de Moncorvo, terrenos das aldeias de Felgar e Souto da Velha continuam a arder. O fogo obrigou a cortes de trânsito no IC5 várias esta tarde, na zona Sardão - Meirinhos, devido ao fumo intenso.


Depois de uma noite agitada e de intenso trabalho, durante a manhã o fogo acalmou, mas "não chegou a ser dominado em algumas frentes", adiantou uma fonte do Comando das Operações de Socorro. Durante a tarde ocorreram vários reacendimentos, nomeadamente em Ferradosa, Alfândega da Fé, onde o incêndio terá deflagrado ontem antes das 14h00. O vice-presidente da câmara deste concelho, Eduardo Tavares, admitiu "que nunca se viu nada assim" na região e que este é o maior incêndio dos últimos anos . "O fogo tem consumido milhares de hectares de terrenos nas encostas do Baixo Sabor. Os prejuízos são muitos, ainda nem podemos calcular a dimensão da tragédia", explicou.

Fonte: http://www.jn.pt

Sem comentários: