quinta-feira, 18 de julho de 2013

APSI alerta para os erros na utilização de cadeiras para crianças

cadeira_bebe.jpg
Corrigir os erros na utilização das cadeiras para o transporte de crianças em automóveis foi o principal objectivo de uma acção de sensibilização que a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) organizou ontem em Bragança. 


Junto ao Centro de Saúde de Santa Maria, os técnicos da APSI abordaram os pais para deixando conselhos úteis.A secretária-geral da associação diz que “por vezes até têm a cadeira certa mas está mal instalada e assim não protege. 

Por outro lado, queremos ajudar os pais a saber quando e como escolher a cadeira seguinte sem gastar muito dinheiro, pois não é a marca que importa mas sim a utilização correcta”.

Helena Sacadura Botte salienta que outro dos objectivos desta acção foi sensibilizar os pais para transportar as crianças com menos de quatro anos viradas para trás.

“A criança tem a cabeça grande e pesada, o pescoço muito frágil e ao viajar virada de frente pode ter lesões irreversíveis na coluna cervical que podem levar à morte ou incapacidades permanentes como é o caso da tetraplegia”, explica a responsável, salientando que “o transporte virado para trás é mais protector. 

Já há cadeiras que permitem transportar as crianças viradas para trás até aos quatro anos, embora ainda seja difícil encontrá-las em Portugal. Nós estamos a ajudar a saber como procurá-las, escolher e instalar”.

Uma das mães abordada nesta acção diz que ficou mais elucidada sobre o tema.“Eu tinha as cadeiras bem colocadas mas são caras e na realidade não é preciso gastar tanto dinheiro para garantir a segurança das crianças”, refere Luísa Alves, acrescentando que “em breve vou precisar de as trocar e já estou bastante mais elucidada sobre o que hei-de comprar”.

Esta acção de sensibilização contou com a parceria do Ministério da Administração Interna, da Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária e do Instituto de Seguros de Portugal.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: