segunda-feira, 1 de julho de 2013

Portugal Registou Mais de 700 Incêndios na Última Semana

Mais de 700 incêndios florestais deflagram na última semana no país e foi na sexta-feira que se registou o 
maior número de fogos, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). No início da manhã deste sábado estavam três incêndios activos; às 11h00 o número subiu para cinco.

Segundo a página da ANPC, às 11h15 o maior incêndio que continuava activo era o de Amarante com três frentes e com 100 operacionais no local. Entretanto, o de Fafe, em Braga, foi extinto; e o de Vouzela, Viseu, estava dominado.

As estatísticas da ANPC adiantam que se registaram, entre domingo e sexta-feira, 719 incêndios florestais, que foram combatidos por um total de 8971 operacionais, 2917 veículos e 170 meios aéreos.

O dia com maior número de incêndios foi na sexta-feira, que registou 143, seguindo-se a quarta-feira, com 124.

Desde a passada segunda-feira que a Protecção Civil colocou em alerta amarelo (terceiro mais grave de uma escala de quatro) de risco de incêndio todos os distritos de Portugal Continental.

A ANPC accionou, na sexta-feira, o alerta laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) para os distritos de Coimbra e Viseu e prolongou o alerta amarelo para os restantes distritos até às 21h00 de segunda-feira devido à continuação do tempo quente e seco.

O período crítico de incêndio florestal começa na segunda-feira e prolonga-se até 30 de Setembro.
Fonte: Público

Sem comentários: