sexta-feira, 10 de maio de 2013

Proteção Civil terá mais 25 helicópteros de combate a incêndios este ano


O Ministério da Administração Interna (MAI)  assinou hoje o contrato de aluguer de 25 helicópteros ligeiros de combate  a incêndios florestais, um negócio que envolve 40 milhões de euros, disse  à agência Lusa fonte do MAI.

O contrato foi assinado entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil  (ANPC), que atualmente assume a gestão dos meios aéreos alugados, e a empresa  vencedora do concurso, a Everjets.

Com a assinatura do contrato, que integra os 25 helicópteros que fazem  parte do dispositivo de combate a incêndios para este verão, chega ao fim  um concurso público marcado por litígios judiciais entre as duas empresas  concorrentes, com troca de acusações mútuas sobre alegadas falsificações  de documentos e queixas na Procuradoria-Geral da República

Segundo a mesma fonte, o MAI teve de invocar interesse público para  suspender uma providência cautelar apresentada pelo consórcio derrotado  no tribunal de Sintra, alegando a proximidade da época de incêndios, que  começa a 15 de maio. 

O concurso dos 25 helicópteros é um dos seis lotes que fazem parte do  concurso público internacional lançado em julho de 2012 pelos ministérios  da Administração Interna e da Saúde para contratação, manutenção e aluguer  de meios aéreos para um período de cinco anos.

No âmbito do concurso, cinco lotes obtiveram no mercado propostas válidas  e um não colheu qualquer proposta.

O lote que não teve qualquer proposta corresponde ao fornecimento de  serviços de manutenção e operação da frota dos helicópteros Kamov, que pertencem  à Empresa de Meios Aéreos (EMA).

A extinção da Empresa de Meio Aéreos está prevista para quando o concurso  estiver finalizado.

Fonte: SIC / Lusa

Sem comentários: