sábado, 4 de maio de 2013

Heli 3 INEM para PCR revertida


Hoje, pouco depois das 11 horas, os Bombeiros de Foz Côa foram acionados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para uma situação de doença súbita, na zona velha da cidade. Após a avaliação realizada pelos operacionais dos Bombeiros, as definições e critérios expostos à regulação das emergências médicas ditaram o encaminhamento para o Serviço de Urgência Básico (SUB) de Foz Côa, local indicado para estabilização hemodinâmica de doente crítico.

Já no SUB da Cidade, com acompanhamento médico e com o apoio dos elementos da ambulância SIV (Suporte Imediato de Vida) estacionada neste centro, a referida vítima fez nove paragens Cardio-respiratórias, sendo revertidas pelo mesmo número de vezes com recurso ao suporte básico de vida, medicação e desfibrilhação automática externa. O incansável trabalho, realizado pelo Staff do Serviço de urgência, operacionais do INEM e os Bombeiros, deu frutos algum tempo depois de iniciado o protocolo, quando foi finalmente possível estabilizar o ritmo cardíaco da idosa que aguardou de forma consciente, colaborante e orientada a chegada do Helicóptero do INEM, acabando por ser transferida para o Hospital de Vila Real. 

De referir e ressalvar a entrega, profissionalismo, dedicação e entreajuda de todos os elementos envolvidos nesta árdua operação, criando-se condições para que os diversos organismos presentes se unissem e trabalhassem como um único “team”, com voz de comando única, em prol do desafio exposto.
A administração do Blogue dos Bombeiros vem por este meio expressar os parabéns ao incansável “Staff” do SUB, ao profissionalismo dos operacionais da ambulância SIV de Foz Côa e aos Bombeiros presentes pelo trabalho realizado.

Sem comentários: