quarta-feira, 15 de maio de 2013

Bombeiros Reclamam Mais Meios de Combate

A Liga dos Bombeiros (LBP) considera que o dispositivo de combate aos incêndios florestais "ainda não é o essencial", mas destaca o reforço de meios em tempo de crise.

"Atendendo ao tempo de crise, houve uma evolução francamente favorável entre 2012 e este ano", disse à agência Lusa o presidente da LBP, Jaime Marta Soares, a propósito da fase Bravo de combate a incêndios florestais, que começa na quarta-feira e se prolonga até ao dia 30 de junho.

Na fase Bravo, a segunda mais crítica no combate a incêndios florestais, vão estar no terreno 6338 operacionais, 1472 veículos, 30 meios aéreos e 70 postos de vigia, segundo o Dispositivo Especial de Combate a Incêndio Florestais 2013 (DECIF).

De acordo com o DECIF, os meios aéreos vão aumentando à medida que vai avançando a fase Bravo, que começa com os oito helicópteros da Empresa de Meio Aéreos (EMA), passando para 26 meios, a 15 de junho, e para 30, a 20 de junho.

O presidente da LBP adiantou que os meios que compõem o DECIF "não são os essenciais" e que nem "tudo está resolvido", existindo "muitas coisas que ainda são necessárias".

Apesar de não haver este ano "ganhos substanciais", Jaime Marta Soares realçou que há "um reforço em termos de recursos humanos, equipamentos e meios aéreos".

O presidente da LBP garantiu que o combate aos incêndios florestais não vai ser afetado pelas dificuldades financeiras que algumas corporações de bombeiros atravessam, principalmente as associações humanitárias.

O mesmo responsável acrescentou que os bombeiros estão preparados para a época que se avizinha, mas recordou que Portugal tem uma estrutura para responder perfeitamente a uma média de 200 fogos por dia, sendo difícil dar uma resposta em qualquer parte do mundo, quando os incêndios chegam aos 400 e 500 por dia, e à mesma hora.

Jaime Marta Soares disse ainda que a esmagadora maioria dos fogos em Portugal, na ordem dos 75 por cento, são criminosos.

Em 2012, foram registadas 9333 participações por incêndio e fogo posto em floresta, mais 2967 ocorrências do que em 2011, correspondendo a um aumento de 46,61 por cento, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

A época mais crítica de incêndios florestais, a fase Charlie, começa a 1 de julho, prolongando-se até 30 de Setembro, e envolve 9337 operacionais, 2172 viaturas, 45 meios aéreos e 237 postos de vigia.

Para a época mais crítica, o DECIF apresenta como novidades dez grupos de reforço de ataque ampliado, denominados GRUATA, a utilização de máquinas de rastos, no apoio às ações de combate a incêndios florestais, e a cooperação com a Força Aérea Portuguesa, que disponibiliza o avião C-295M.
Fonte: http://www.record.xl.pt

Sem comentários: