quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Governo corta nos apoios a bombeiros

O Governo poderá deixar de apoiar corporações de bombeiros cuja existência não se justifique, do ponto de vista da Protecção Civil.

A possibilidade é assumida pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo. Diz ele que há concelhos onde a multiplicação de corporações de bombeiros não faz sentido.“Em alguns casos, as situações de multiplicação de estruturas que existem não fazem qualquer sentido no quadro na Protecção Civil. O que está em causa é se o financiamento à actividade da Protecção Civil deve ser feito com base na multiplicação de estruturas dessas ou das necessidades dos concelhos. E a minha decisão é que deve ser de acordo com as necessidades concretas de cada concelho.”

O ministro sublinha a importância de cada concelho ter uma carta de risco, para, a partir dela, poder-se fazer uma correcta distribuição dos apoios para as corporações de bombeiros.“Ou seja, termos carros de combate a incêndios onda há floresta e outros equipamentos adequados ao risco de cada concelho. E há casos em que temos concelhos com duas, três, quatro corporações de bombeiros, que não se justificam sob o ponto de vista da Protecção Civil.”

Apesar de Miguel Macedo não ter apontado nenhuma situação em concreto, o concelho de Alijó é um exemplo da multiplicação de corporações de bombeiros, pois tem seis para cerca de 12 mil habitantes.
Escrito por CIR

1 comentário:

Anónimo disse...

lá por baixo cheios de corporaçoes e ainda isto:

http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2011/11/sines-bombeiros-inauguram-5-feira-tres.html

um quartel e 3 viaturas novas!