segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia Mundial da Diabetes

No dia 14 de Novembro assinala-se o Dia Mundial da Diabetes. Este ano, a celebração está subordinada ao tema “Educação e prevenção da diabetes”.

A diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento da diabetes: avaliar a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares. Além disso, pode ser necessário apoio psicológico. Como as consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas, é de extrema importância que as pessoas com diabetes recebam educação de qualidade, ajustada às necessidades e fornecidas por profissionais de saúde qualificados.

Sem a educação em diabetes, os pacientes estão menos preparados para tomar decisões baseadas em informação, fazer mudanças de comportamento, lidar com os aspectos psicossociais e, por fim, não estar equipado o suficiente para fazer um bom tratamento. O mau controlo resulta em prejuízo para a saúde e em uma grande probabilidade de desenvolver complicações.

O papel dos educadores em diabetes é essencial, juntamente com a equipa multidisciplinar. O educador faz com que a pessoa com diabetes monitorize sua saúde com escolhas e acções baseadas no julgamento vindo da informação.

Educar para Prevenir. O objectivo é chamar a atenção de quem está envolvido directa ou indiretamente nos cuidados com a diabetes.

As mensagens-chave da campanha são:
Saber quais são os riscos da diabetes e conhecer os sinais de alerta.
O diagnóstico precoce salva vidas;
Saber como reagir à diabetes e a quem recorrer;
Saber como cuidar a diabetes e controlar;
Vamos assumir o controle da diabetes ;

A prevenção da diabetes e o tratamento são simples e de baixo custo. Coloque como sua prioridade!

Obesidade e sedentarismo são as principais causas da diabete tipo 2. A diabetes é hoje a doença crônica que mais mata no mundo.

A palavra mágica para quem tem medo da diabetes: PREVENÇAO!

Sem comentários: