quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Incêndios em Bragança custaram quase 500 mil euros

Deflagraram no distrito de Bragança dois dos cinco maiores incêndios registados este ano em Portugal. Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil estes fogos tiveram origem em queimadas e custaram quase meio milhão de euros aos cofres do Estado.

Entre os fogos de maiores dimensões está também um incêndio no distrito de Vila Real, que foi provocado por um conflito entre caçadores. Aqui os prejuízos causados pelas chamas rondaram os 141 mil euros.

Os cinco maiores incêndios custaram ao Estado cerca de 1, 1 milhões de euros, aos quais ainda é preciso somar os meios envolvidos no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais. Dispositivo que, segundo a Autoridade Nacional, custou, este ano, 66 milhões de euros, menos 12 por cento do que no ano passado, apesar de ter funcionado mais 33 dias devido às altas temperaturas registadas em Outubro.

Recorde-se que os distritos de Vila Real, Guarda e Bragança foram os mais fustigados pelas chamas. Nestes três distritos arderam metade dos cerca de 70 mil hectares de floresta e mato que foram destruídos este ano.

O distrito de Vila Real ocupa o primeiro lugar da tabela nacional com maior número de incêndios e de área ardida, com 2075 fogos e fogachos e quase 13 mil hectares de área ardida.

Já no distrito de Bragança arderam cerca de 10 600 hectares e registaram-se perto de um milhar de incêndios.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, Outubro foi o mês com maior número de fogos dos últimos 12 anos.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: