domingo, 20 de novembro de 2011

ANPC cancela participação em ação de sensibilização do dia 24

Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), no âmbito das competências que lhe estão atribuídas, promove quotidianamente ações de sensibilização com vista à adoção por parte de todos os cidadãos das adequadas medidas de prevenção e autoproteção.

Uma destas iniciativas, agendada desde Julho para o próximo dia 24 de Novembro, e difundida através da comunicação social no dia 12 de Outubro, visava a divulgação dos três gestos considerados fundamentais em caso de ocorrência de um sismo: 1-Baixar sobre os joelhos; 2-Proteger o Corpo; 3-Aguardar.

Assim, os cidadãos seriam convidados a treinar estes gestos aparentemente simples, mas de grande importância, que poderão garantir a sua segurança num evento natural com impactos potenciais grandes, como é o caso de um terramoto, onde quer que estivessem, às 11h15 do dia 24 de Novembro: centros comerciais, escolas, escritórios, e outros.

Em virtude da Greve Geral marcada para aquele dia, e de forma a não perturbar os legítimos propósitos que uma ação deste tipo encerra, decidiu a ANPC desvincular-se daquela iniciativa, comunicando esta decisão aos seus parceiros de projeto, ainda no mês de Outubro.

Assim, considerando as razões expostas, vem a ANPC esclarecer que não apoia nem está associada a qualquer iniciativa de sensibilização prevista para o dia 24 de Novembro de 2011.
Fonte: ANPC ( http://www.prociv.pt/Pages/Noticias.aspx?NoticiaId=671 )

Sem comentários: