quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bombeiros admitem protestos no próximo ano

Os bombeiros portugueses estão “desejosos de se manifestar” por estarem “indignados e cansados” com a actual situação e poderão fazê-lo já no inicio do próximo ano em Lisboa. A garantia é de Rui Rama da Silva, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses. Em declarações a O MIRANTE o responsável admite que os bombeiros poderão juntar-se em protesto já em Janeiro como forma delutar contra o aperto de cinto que está a ser exigido às associações por parte do governo.

“Temos recebido na liga várias posições informais de muitas associações que estão na disponibilidade, não de fazer greve, mas de fazer uma manifestação com viaturas junto de serviços de saúde ou mesmo no ministério de saúde ou nas administrações regionais de saúde”, revelou.

Rui Rama da Silva diz não ter dúvidas quanto à forte adesão ao protesto porque todas as associações estão a atravessar dificuldades. “Se não houver respostas até ao final do ano admito uma manifestação em Lisboa. Tem de haver uma resposta em breve, seja ela qual for, porque a sustentabilidade das associaçõese a queda abrupta de serviços e de receitas é incontornável. Alguma coisa tem de ser feita”, disse, à margem do 85º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Alverca. 

Já anteriormente o desafio havia sido lançado por António Carvalho, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa. “ O Ministério da Saúde não nos liga nenhuma e o Ministério da Administração Interna decide coisas sem consultar a liga. Estamos entregues a nós próprios. Mas também somos culpados .Já temos um novo governo há 6 meses e os bombeiros ainda não se fizeram ouvir. As forças armadas, PSP, GNR, médicos, todas as classes já se fizeram ouvir menos os bombeiros. É altura dos bombeiros se juntarem a fazerem ouvir a sua voz”, disse.
Fonte:OMirante

Sem comentários: