quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PRECISA-SE Ambulância de Socorro

O termo "ambulância" vem da palavra latina "ambulare" que significa "movimentar". Até à Segunda Guerra Mundial, a palavra era também usada para designar os postos de socorro militares de campanha. Actualmente, o termo está geralmente associado aos veículos automóveis onde é administrada assistência médica de emergência a pacientes com doença ou ferimentos graves. Estes veículos estão normalmente equipados com luzes rotativas e sirenes de aviso, destinados a facilitar a sua deslocação rápida e segura através do trânsito, e frisemos “segura”, em todo o sentido da palavra.

Para esclarecer melhor, a ABSC é uma Ambulância de Socorro que tem como finalidade garantir a aplicação de medidas de suporte básico de vida e a estabilização e transporte de doentes que necessitem de assistência durante o transporte. No entanto, se esta não se encontrar nas melhores condições, como viatura automóvel em si, como poderá ela oferecer garantias relativas à sua verdadeira funcionalidade?

Pois, infelizmente, podemos aplicar esta questão à viatura ABSC-02 do Corpo de Bombeiros da Torre D. Chama, com 13 anos de existência, 260.000 km e com a particularidade de ser também ela a única ABSC em circulação do Corpo de Bombeiros da Torre D. Chama, e não bastando estas características, acresce ainda a zona de estrada acidentada que esta viatura já percorreu, e que apesar da sua falta de condições de circulação automóvel actual, continua a percorrer.
Incrível, mas é a mais pura verdade.

Os Bombeiros desta corporação estão completamente indignados, uma vez que mesmo possuindo a formação e material necessário para a aplicação de medidas de suporte básico de vida e estabilização, não poderão garantir uma assistência digna e segura numa viatura que não possui qualquer tipo de estabilidade ao nível da própria condução.

Não querendo fazer desta situação uma comédia, a esta viatura não se aplica a velha máxima do Vinho do Porto em que “Quanto mais velho, melhor”, muito pelo contrário. Depois desta exposição, escusado será dizer, que há a urgente necessidade de uma nova viatura ABSC para um transporte digno e seguro dos utentes. Cabe agora aos responsáveis dignarem-se à aquisição de uma nova viatura, para que não venha a acontecer uma situação de emergência a esta viatura durante a sua saída de urgência.

Fotos da ambulância de socorro da Torre D. Chama

Fonte:Blog Bombeiros Torre D. Chama
Fotos: Blog Bombeiros Torre D. Chama

Sem comentários: