quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bloco de Esquerda defende reforço do dispositivo de combate a incêndios


O dispositivo de combate a incêndios é insuficiente e precisa de alternativas, sobretudo nas regiões mais desertificadas do Interior do país.


O alerta foi deixado em Bragança por Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda e presidente da comissão de Agricultura e Pescas na Assembleia da República.


“Não é suficiente por uma razão simples: é que ele estava preparado para 250 ocorrências por dia, mas houve um dia em que houve 501 e a média é de cerca de 400 o que quer dizer que de todos os investimentos feitos o dispositivo foi insuficiente para a realidade das ocorrências deste ano” afirma, acrescentando que “para termos um dispositivo ao nível das necessidades, dos fogos florestais que ocorreram este ano, era preciso o dobro do investimento que foi feito”.


O deputado bloquista diz que é preciso avançar com medidas de prevenção ao longo do ano porque o dispositivo nunca chega para os incêndios de Verão.


“O principal combate aos fogos florestais tem de ser feito a montante dos fogos, antes que eles ocorram”defende, considerando que tal tem de ser feito “através do desenvolvimento à agricultura, na ocupação do território, apoio às populações rurais, na limpeza das matas e das florestas” conclui.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: