quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Solidariedade com rosto

Uma casa sem condições, onde vive uma mãe e dois filhos, em Minhotães, Barcelos chamou a atenção do espírito solidário de Sérgio Pinto que juntamente com amigos ajudam a construir uma habitação condigna para a família.

Sérgio, bombeiro de profissão na corporação de Viatodos, juntou alguns amigos e com a contribuição de algumas empresa e da Autarquia barcelense está a erguer uma nova casa para a família de Rosalinda Campos.

O jovem "acordou" para o caso quando Bruno Ferreira lhe falou na casa da sogra e nas obras que estariam para realizar com o subsídio de cerca de sete mil euros da Câmara de Barcelos. "Os meus pais estavam, na altura, a mudar as janelas de casa e comecei a pensar que como ainda estavam boas poderiam servir para a casa", adiantou Sérgio Pinto.

A empreitada começou há cerca de três anos, mas Sérgio mostra--se esperançado que com todas as ajudas que tem recebido possa ter a casa pronta no Natal. "Espero já poder passar lá o Natal", diz Rosalinda, enquanto vai lamentando a falta de água no poço e salientando a ajuda dos voluntários.

Depois de ter conhecimento do caso, Sérgio resolveu "atirar-se" a pedir apoios a empresas e pessoas que pudessem ajudar a erguer e mobilar a casa. Assim foi. Mandou mails e mais mails. "Consegui algumas respostas positivas e outras negativas".

A mão-de-obra é toda gratuita, desde os trolhas aos electricistas. Todos são amigos que passam as horas vagas a trabalhar em nome da solidariedade. Entretanto, falta pintar a casa, isolar uma das paredes, falta a mesa e azulejos para a cozinha e beliches para os quartos. "Começámos a casa com o subsídio que a Autarquia deu e íamos até onde esse apoio chegasse, por isso o mais provável é que levantássemos a casa e ficasse em grosso". Com a ajuda das empresas e o trabalho gratuito de alguns amigos, a habitação vai ficar totalmente construída e mobilada. Rosalinda tem 49 anos, é viúva e vive com dois filhos, apesar de ter mais quatro que estão institucionalizados.

1 comentário:

Anónimo disse...

casa nova de raiz...é tudo á grande