segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Distrito de Bragança já tem unidade de formação de bombeiros em Izeda

Izeda tem, desde ontem, a primeira Unidade Local de Formação para Bombeiros.

Joaquim Marinho, da Escola Nacional de Bombeiros, explica que esta unidade é única no país e vai permitir dar formação a Voluntários de todo o distrito e até de Vila Real, evitando grandes deslocações.

Há formação que só podia ser feita na Lousã, em S. João da Madeira ou em Sintra. Agora pode ser feita aqui, em Izeda. Esta é uma formação essencial para o bombeiro progredir na carreira.”

A formação começa já no próximo sábado, em horário pós-laboral.

Segundo João Lima, comandante dos Bombeiros de Izeda, há já 212 inscritos de todo o distrito. Esta Unidade vai permitir formação em combate a incêndios florestais, urbanos e em matérias perigosas, algo que nunca tinha sido feito no distrito de Bragança.

A unidade tem uns contentores armadilhados, o fogo deflagra lá dentro e os bombeiros têm de entrar com fatos especiais para resgatar as vítimas.

Quanto aos incêndios florestais, já temos toda a ferramenta necessária. O campo de treino é três quilómetros a norte de Izeda.”

Mas João Lima confessa que gostava de alargar ainda mais o âmbito desta unidade.

O nosso objectivo era criar uma piscina e ministrar o curso de mergulhador. Não temos absolutamente nada ainda. Faltam as finanças.”

Mais concretamente, 30 mil euros, que se somam aos 50 mil já gastos na construção das instalações da unidade local de formação, ontem inaugurada em Izeda.

Fonte: Brigantia
Foto: PFerro

BREVEMENTE NÃO PERCA FOTO-REPORTAGEM DA U.L.F. DE IZEDA, AQUI NO CBBRAGANCA.


Sem comentários: