sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Temporal causa estragos

Na cidade de Bragança, o telhado de uma casa ficou destruído com a queda de duas árvores.
O forte vento que se fez sentir durante a noite derrubou dois ciprestes de grande porte na Estrada do Turismo. Cerca das cinco da manhã, uma família de quatro pessoas acordou sobressaltada com o estrondo da queda das árvores em cima do telhado da casa.
Quando saíram de casa “vimos duas árvores caídas em cima do telhado da casa, destruiu o telhado por completo, tem de levar um novo” refere Maria Inês Fernandes, “Havia aqui também três carros que escaparam por um triz, porque a árvore ficou em cima do telhado e os carros debaixo do tronco” explica.
Foi ainda necessário amarrar umas das árvores que estava em risco de queda, para no caso de a mesma tombar, já que se encontrava em situação de queda iminente, a mesma não viesse também para cima do telhado. Com a ajuda da PSP e de um técnico da CMB, conseguisse colocar a amarração na árvore. Para além destas árvores, caíram mais duas naquela zona.
A Câmara de Bragança já assumiu a responsabilidade pela reparação do telhado.
O vice-presidente, diz que nada fazia prever esta situação. “Não era previsível que as árvores caíssem” salienta, acrescentando que “há poucos anos fizemos um estudo biomecânico de todas as árvores da cidade e na altura procedemos ao abate das que apresentavam maiores deficiências” refere Rui Caseiro apontando “deficiências ao nível da implantação das árvores que não são visíveis a olho nu” como possível causa da queda.A intempérie que abateu sobre o concelho de Bragança causou ainda mais estragos. Vários foram os outdoors que foram derrubados, bem como alguma sinalização vertical que dobrou. A estrada de Outeiro para Pinela também esteve temporariamente cortada devido á queda de árvores na via. Estas foram prontamente removidas pelos bombeiros com a ajuda da GNR.

Sem comentários: