quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ano Novo trouxe mais acidentes nas estradas do distrito de Bragança

Mais acidentes e mais feridos é o balanço da Operação Ano Novo da GNR no distrito de Bragança, que decorreu entre quinta-feira e domingo.
Nesta operação, a GNR contabilizou mais nove acidentes e mais cinco feridos do que no ano passado. Um balanço feito pelo Major Rui Pousa, da GNR de Bragança.
“Tivemos 19 acidentes, mais nove do que no ano anterior. Temos dois feridos graves – mais dois do que no ano anterior – e mais três feridos ligeiros. Neste ano não tivemos mortes a lamentar, quando no ano passado tínhamos tido uma.”
Mas somando estes números aos da Operação de Natal, as autoridades registaram 36 acidentes, menos dez do que em igual período do ano passado, menos um morto e mais três feridos.
E um ano depois da extinção da Brigada de Trânsito, o presidente do Automóvel Clube de Portugal diz que isso levou ao registo de mais acidentes.
Uma posição que o Major Rui Pousa prefere não comentar, sublinhando, no entanto, que houve menos acidentes e menos mortes nas estradas do distrito de Bragança.
“Os números falam por si. Não posso dizer mais do que dizem os números. É um assunto político, tratado a nível do comando da GNR. Há pessoas que dizem que influenciam, mas terão de ter os dados para o provar. Neste caso, os dados são estes, temos menos acidentes e menos gravosos do que no ano passado.”
Nestas duas operações, a GNR fez ainda 872 testes de alcoolemia, tendo registado oito casos de excesso de álcool no sangue.
Cinco dessas situações configuravam mesmo crime, pois a taxa registada era superior a 1,20 gramas de álcool por litro de sangue.
Ora, devido à baixa percentagem de infracções, as autoridades estão convencidas que os condutores estão mais conscientes dos perigos.
“Claro que há vários factores que poderão entrar na produção dos acidentes e o factor principal são os condutores. Nota-se que estão mais prudentes.”
Por outro lado, o Major Rui Pousa recusou também a ideia de que o mau tempo possa ser responsável por grande parte dos acidentes.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: