segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bombeiros de Bragança resgataram/socorreram mais de 100 pessoas

Os Bombeiros de Bragança acorreram, no dia 10 de Janeiro a vários pedidos de ajuda, sendo que durante o dia até á meia noite, já haviam sido transportados/socorridos/resgatados mais de 100 pessoas. Imensas foram as ocorrências que também mobilizaram mais de 3o bombeiros. Os casos mais preocupantes foram o de 2 autocarros de lotação completa que ficaram presos na neve. O primeiro na estrada que dá acesso do IP4 para Izeda, junto á aldeia de Vila Franca, onde com a ajuda dos bombeiros de Macedo que também acorreram com o limpa-neves e ABTM´s conseguiram resgatar, juntamente com meios de Bragança, um VCOT, 3 ABSC´s e ABTD´s e um VTPT, os mais de 40 passageiros do autocarro que depois foram levados para as suas habitações.
O outro caso deu-se no alto Vela de Nogueira, no IP4, onde um autocarro com 44 passageiros, imigrantes que se dirigiam para França, e que estiveram num torneio de futebol em Murça, ficaram imobilizados na via devido a uma avaria no autocarro. As temperaturas negativas não eram adequadas para que os passageiros ficassem naquela zona apeados e acabaram por ser evacuados para a Pousada da Juventude de Bragança por 3 ABTM´s e um VCOT.
De referir que as condições de circulação para as ABTM´s não eram muito boas, apesar de já ter havido limpeza de neve no IP4.
As restantes ocorrências cingiram-se, sobretudo, a automobilistas que ficaram atascados nas estradas nacionais, onde foi necessario deslocar meios para a estrada que liga Rio Frio a Argozelo, a ajudar condutores que já estavam a algum tempo impossibilitados de seguir o trajecto devido ao gelo e á neve.
Alguns traumas e doenças súbitas fizeram parte das ocorrências de emergência Pré-Hospitalar que fizeram com que a ABSC todo terreno dos bombeiros de Bragança quase não parasse até perto das 02h30 do dia 11.
Os retornos para domicílios do Hospital de Bragança ou transferências inter-hospitalares tiveram de ser atrasadas ou remarcadas devido á impossibilidade de circulação em algumas vias, mas que não causaram transtornos para os utentes. Já os transportes programados e fisioterapias para o dia 11 foram desmarcados, pois durante esta noite as temperaturas negativas continua a congelar as vias. Neste momento em Bragança, não há informação de estradas cortadas, mas que requerem redobrada precaução devido ao gelo que se está a formar, que apesar do esforço que se está a fazer através da Câmara, do Instituto de Estradas e da concessionária Auto Estradas XXI, ainda não foi possível fazer chegar o sal a todas as estradas do concelho, mas que se prevê que até ao principio da manha esta situação esteja resolvida caso não haja agravamento do estado do tempo.




As estradas geladas ainda dificultam muito a circulação automóvel.

1 comentário:

Anónimo disse...

a bom limpa neves de MACEDO ate falavam mal dessa viactura.
mas quando é chamada resolve NÃO....