quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Alerta ambiental - Areal

Estes sedimentos, encontram-se depositados em camadas por entre outras camadas de areia. Não notámos nesta zona movimentos de extracções recentes. Há também a possibilidade de estes sedimentos acompanharem com matérias tóxicas ou nocivas ao organismo, como por exemplo Arsénio e Silício, estando estes materiais conotados ás zonas de extracção de Volfrâmio.

Arsénio: é um elemento químico de símbolo As com número atômico 33.É um semimetal (metalóide). É insolúvel em água, porém muitos de seus compostos são solúveis. É um elemento químico essencial para a vida, ainda que tanto o arsênio como seus compostos sejam extremamente venenosos. Possui efeitos irritantes, tóxicos, corrosivos, na sua forma inorgânica e se admitido em grande quantidade, e sua ação parasiticida.O arsênico inorgânico trivalente (As3+), interage com grupos sulfidrilas de moléculas orgânicas. Algumas enzimas são afetadas com isso, ocasionando danos na respiração celular.

Silicio: é um elemento químico de símbolo Si de número atômico 14.À temperatura ambiente, o silício encontra-se no estado sólido.Aparece na argila, feldspato, granito, quartzo e areia, normalmente na forma de dióxido de silício (também conhecido como sílica) e silicatos (compostos contendo silício, oxigênio e metais). Precauções - A inalação de pó seco de silício cristalino pode provocar a silicose.
Silicose: A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão.A silicose comumente afeta os mineiros, após anos de inalação da sílica presente no ar dos túneis e galerias. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares furando células e rompendo os lisossomos que derramam suas enzimas que destroem os alvéolos. A silicose causa dificuldade respiratória e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas, incapacitando o trabalhador. A silicose além de ser a mais antiga e mais grave das doenças pulmonares relacionadas é também a mais prevalente à inalação de poeiras minerais.
Camadas sedimentares depositadas no areal desde o encerramento das minas.
Depósitos de areia na antiga zona de lavagens das terras provenientes da minas. Durante anos o areal criou uma barreira á progressão do curso de água em massa. Com o rebentamento de uma conduta que serve de escapatória á água que se acumula no interior da mina e com o precipitação acentuada nos primeiros dias de Janeiro, a força da água arrastou grande parte das areias aqui depositadas. As toneladas de areia que aqui faltam, serviriam de filtro à água proveniente do interior das minas, e que também ajudavam na dispersão da água, acabou por ser arrastada pelo curso de água abaixo.

Sem comentários: