quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Foto Reportagem - Bombeiros Mistos da Sertã

Sertã é uma vila portuguesa, sede do município e da freguesia do mesmo nome pertencente ao distrito de Castelo Branco, região Centro, subregião do Pinhal Interior Sul e diocese de Portalegre e Castelo Branco.
A vila tem cerca de 5 500 habitantes,sendo a principal vila do Pinhal Interior Sul. O município, subdividido em 14 freguesias, com 446,7 km² de área, 126 km de perímetro. Tem 15 967 habitantes.
O município é limitado a norte pelo município da Pampilhosa da Serra, a nordeste por Oleiros, a sueste por Proença-a-Nova, a sul por Mação e Vila de Rei, a oeste por Ferreira do Zêzere e a noroeste por Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

A vila da Sertã localiza-se num vale xistoso, numa área florestal com predominância de pinheiro bravo e, mais recentemente, de eucalipto.

O clima é de tipo mediterrânico, com algumas influências continentais. Os Verões são bastante quentes, com temperaturas que excedem frequentemente os 30 °C e invernos consideravelmente frios, com noites de temperaturas mínimas negativas, registando-se assim uma elevada amplitude térmica.

Recentemente o CBBraganca deslocou-se á Vila da Sertã, onde foi conhecer os Bombeiros Mistos da Sertã.
Esta é uma das fachadas que fica virada de frente para um dos principais acessos á vila da Sertã.
Os bombeiros da Sertã possuem um diverso e variado leque de material de manutenção física, que está colocado num salão que serve de ginásio e por vezes de salão multi-usos.
Este espaço é utilizado como biblioteca e sala de leitura.
Sala de formação.
Gabinete do Comandante.
Antiga sala da direcção.
Central telefónica, esta sala é plenamente informatizada, e de acesso restrito. O acesso para efeito de serviço é por uma porta de acesso ao parque de viaturas evitando assim acesso a pessoal não autorizado.
Camarata feminina. Dispõe de 4 camas, e cacifos. Apenas á autorizada a permanência em serviço a 4 elementos femininos por turno.
Camarata de saúde. Os elementos ao serviço de saúde dispõe de camarata individual, fazendo com que não haja incómodos com o restante pessoal de serviço a outras áreas.
Bomba manual puxada por homens ou animais. Também uma bomba móvel antiga. Estes elementos estão expostos no interior do quartel.
Parede do corredor interior, com fotografias antigas, onde se destacam algumas de equipas de futebol dos Bombeiros da Sertã.
Sala de convívio e bar. Foram adquiridas maquinas self-service dispensando assim atendimento pessoal. Também se usam nesta sala mesas de esplanadas para o pessoal dispor á vontade e até jogar uma boa cartada.
Monitor de Situação Operacional de Viaturas. este sistema permite informar todos os elementos das situação operacional de equipas e viaturas, bem como estados de alerta. Um sistema que deveria ser utilizado também em corporações maiores.
Sala de convívio, aqui os bombeiros podem desfrutar em pleno nas horas mortas. Possui televisão plasma, emissão por cabo, dvd, aparelhagem e wireless.
Todas as salas têm uma inscrição com o nome de uma empresa, que terá fornecido o material para cada sala, neste caso, quem ofereceu o material da camarata masculina foi a empresa IBERFIL.
Camarata masculina.EPI nos balneários. Os balneários têm uma porta de acesso directo ao parque de viaturas, para os operacionais não andarem ás voltas no quartel, ou para quando cheguem de uma ocorrência não sujem o quartel.
Mochilas utilizadas pelos ECIN´s. Estas mochilas estão equipadas com divisórias para o Fire-Shelter, cantil, ração de combate, estojo de primeiros socorros e servem também para o transporte de mangueiras.
VUCI foi reaproveitado e re-equipado tornado-o mais pratico e operacional.
VSAT e VUCI
Camião oferecido pela empresa PALSER, a Associação apenas comparticipou o encarroçamento.
Placa colocada no VTTU.
Veículos florestais, esta corporação ainda possui mais um Unimog e uma MAN nova, que estão de costas para estas viaturas.
Ambulância re-aproveitada para transporte de material de Grande-Ângulo.
Esta corporação também possui as suas próprias bombas de gasolina, poupando assim bastante dinheiro e tempo.
Saída lado sul.
Saída lado norte.
E assim termina a nossa foto-reportagem dos Bombeiros da Sertã, uma vila muito pacata, com gente muito acolhedora, principalmente os seus bombeiros, que mostram ter uma juventude muito dinâmica, bem como o seu Comandante, Pedro Nunes, a quem desde já agradecemos a reportagem, alojamento e simpatia, e agradecemos também ao Filipe e David a hospitalidade e companheirismo.
E de tão surpreendido como contente que fiquei, deixo esta ultima foto, como sinonimo aos próprios bombeiros da Sertã, " é de se lhes tirar o chapéu"!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

um exemplo de quartel, onde deve dar prazer trabalhar..

onde colocam ao dispor dos bombeiros todos os comodismos de forma a chamar mais gente aos seus quadros e a fazer sentir bem quem la trabalha por amor à profissão.

gostei particularmente do ginásio, da central, do plasma informativo e claro da sala de estar que possibilita a toda a gente estar a repousar de forma tranquila e com acesso ao novo seculo XXI.

Infelizmente ainda há corporações que não pensam assim e em que apenas fazem obras para a aparência em vez de possibilitar boas condições a quem lá trabalha sem nada receber nada em troca a não ser a satisfação de ajudar o próximo.

boa reportagem paulinho, continua o bom trabalho que tens feito.. muito provavelmente a unica fonte de informação credivel que a nossa corporação tem para connosco, tirando algumas sms que são enviadas, embora por vezes aquelas que mais interessem fiquem por enviar.

Esperemos um dia vir a ter metade destas condições.. Enfim sonhos