quarta-feira, 6 de abril de 2011

2 Acidentes Com Tractor Faz Ferido Grave e um Morto

Um agricultor de 72 anos morreu, ontem, em Vilarinho da Castanheira, Carrazeda de Ansiães, quando o tractor que conduzia capotou. A mulher, de 64 anos, conseguiu escapar com vida.

O acidente ocorreu cerca do meio-dia, numa zona de terrenos agrícolas, próxima da localidade, conhecida por fontelheiro.

Elementos do posto da GNR de Carrazeda de Ansiães foram os primeiros a chegar ao local e o tenente Micael Lopes, do destacamento de Mirandela, descreve o cenário com que se depararam:

“Era um tractor tombado num terreno agrícola, com um morto, o condutor, e um ferido leve que deveria ser a esposa do condutor. As causas do acidente ainda não estão apuradas.”

A mulher da vítima mortal seguia na caixa traseira do tractor e por isso teve melhor sorte. A este facto não terá sido alheio o regato de água que ali corre, cujo desnível propiciou um vão que terá sido suficiente para que a mulher escapasse com vida.

Segundo a vizinha e prima do falecido, Mabília Moutinho, terá sido este facto permitiu à sexagenária pedir socorro.

“Ela conseguiu sair debaixo da caixa do tractor. Arrastou-se à rodeira e pediu socorro. A minha nora ligou-me e também lá fui. Já a estavam a tirar para a maca e ele estava lá debaixo do tractor.”

A sexagenária foi transportada para o hospital de Mirandela para receber tratamento, enquanto o marido foi levado para o gabinete de medicina legal daquela unidade de saúde para ser autopsiado.

Micael Lopes, tenente do destacamento da GNR de Mirandela, renova um velho alerta deixado já várias vezes aos condutores de tractores agrícolas:

“Há necessidade de os condutores terem noção da mudança de condução dos pisos de alcatrão para a terra. Deviam andar com o arco de Santo António, que evita o esmagamento do condutor. Neste caso, estava para baixo.

Ontem foi um dia negro para os agricultores do distrito porque um outro acidente com um tractor deixou um homem de 88 anos gravemente ferido, em Murçós, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

A máquina capotou quando seguia num caminho, junto às antigas minas de volfrâmio, deixando o condutor e único ocupante da viatura preso debaixo da máquina.

Apresentava várias fracturas na grelha costal e nos membros.

O homem foi assistido pelos bombeiros de Macedo de Cavaleiros e transportado ao hospital de Bragança pelo helicóptero do INEM em estado grave.

Foi operado a vários traumatismos e está com prognóstico muito reservado.
Escrito por CIR e Brigantia

Sem comentários: