quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bragança vai manter dois helicópteros no combate a incêndios

Apesar da contenção de despesas que também atinge este ano o dispositivo de combate a incêndios, o distrito de Bragança vai manter os dois helicópteros de ataque inicial. O primeiro vai entrar em funcionamento a 15 de Junho e o segundo a 1 de Julho.

“Iremos ter no dia 15 de Junho um helicóptero e a partir de 1 de Julho o segundo helicóptero. Em princípio, será colocado o primeiro em Bornes e o segundo em Nogueira”, explicou o governador civil, Jorge Gomes, que salienta que a distribuição dos meios foi feita de acordo com a dimensão das florestas de cada distrito.

“É um dos maiores distritos do país em área geográfica. Para fazer a cobertura total é fundamental ter dois helicópteros”, esclarecem adiantando ainda que também “foi alargado o raio de acção”. “Passam a poder intervir no começo do incêndio e foi aumentado mais cinco quilómetros. Ficamos agora com os recursos que desejávamos.” O facto de haver duas áreas protegidas no distrito também ajudou à atribuição dos dois helicópteros.

Ainda assim foi reduzido o número de equipas permanentes de 40 para 33.

Situação que não preocupa as autoridades.

“Se tivermos um ano como o do ano passado, um dos melhores, serão suficientes. E temos os bombeiros voluntários, com toda a sua capacidade e determinação. Não estamos muito preocupados e esperamos que os cidadãos cuidem bem da nossa floresta”, concluiu.

O dispositivo de combate a incêndios no distrito de Bragança vai ser apresentado formalmente no dia 5 de Maio.
Escrito por Brigantia

4 comentários:

Anónimo disse...

sr governador civil nao deite foguetes antes da festa o verão vem ai vamos aguardar serenos haver como vai correr este ano.

Anónimo disse...

A culpa não é do governador civil. Neste aspecto do combate aos incêndios florestais, o sr Governador civil tem trabalhado muito, e nunca esqueceu os Bombeiros. Que o confirmem todas as corporações de bombeiros do Distrito,
.

Anónimo disse...

ao anomimo das 11.56:
essa deu para rir, é as viacturas que o sr governador da para o distrito de bragança, so se for para os bombeiros de bragança que não lhe falta nada...

Anónimo disse...

Nada disso. caro amigo das viaturas de bragança poucas houve que tivessem sido "dadas" pelo governador civil. Excepto o novo VFCi que ainda nao veio. Se for a mirandela, praticamente todos os carros ce combate a incendios mais recentes, têm todos uma plaquinha que diz que foram oferecidos pelo governo civil. Estes sim que sao beneficiados, mas nao é que ache mal, simplesmente estao mais apetrechados que as suas necessidades ou capacidade de meios humanos.
Mas lembre-se que o sr governador civil sempre apoiou os bombeiros do distrito com varias remessas de EPI completos, assegurou sempre grandes despesas de grandes ocorrencias, como por exemplo nas operaçoes do tua. Alem disso praticamente consegue que algumas corporaçoes tenham a possibilidade de ter um VSAT.
Por alguma coisa ja lhe fizeram reconhecimento da parte da liga, recebendo uma medalha e um agradecimento publico na enrtega do EPI no ambito do QREN que foi cedido no mes de dezembro.