terça-feira, 19 de abril de 2011

Fundação da Suécia doou 17 toneladas de material ortopédico a instituições transmontanas

Dezessete toneladas de material ortopédico foi ontem entregue a quatro instituições do distrito de Bragança. É oferecido pela fundação AGAPE, da Suécia. Era utilizado em hospitais, mas naquele país escandinavo a legislação obriga à renovação dos utensílios todos os anos.

São diversos tipos de ajudas técnicas que vão reverter a favor das Santas Casas da Misericórdia de Algoso, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais.

“Fomos contactados pela fundação AGAPE, na pessoa do sr. Carlos Quaresma, no sentido de nos doar cerca de 17 toneladas de material. Chegámos à conclusão que 17 toneladas era muito para a nossa instituição e consultámos outras instituições do género e fizemos uma parceria”, explica o provedor da Santa Casa de Algoso, Luís Ferreira.

O material foi entregue em Algoso.
Agora as quatro instituições vão fazer a divisão.Ao todo são 687 artigos no valor de 230 mil euros.
A maior parte são cadeiras de rodas.
Chegaram 246 que muita falta estavam a fazer sobretudo na Santa Casa da Misericórdia de Algoso, como refere o provedor Luís Ferreira.

“Hoje as pessoas chegam às instituições já com uma certa dependência. Este material é muito necessário”, confirma. “Há sete anos que estou aqui e quando cheguei quase não havia uma cadeira de rodas”, sublinha, adiantando que apesar de parte do material ser usado, algum é novo e “nunca foi utilizado”.

Em Algoso, a fundação AGAPE esteve representada por José Augusto, ex-jogador de futebol do Benfica que explicou a origem do material.

“Este material é consignado por várias instituições públicas da Suécia. Recebido pela AGAPE e enviado para as instituições carenciadas. Material como camas articuladas, colchões anti-escáras, cadeiras de rodas.”
José Augusto salienta que os pedidos de ajuda surgem de todas as partes do mundo.

“Existem bastantes pedidos à fundação, em Portugal. Mas não é só em Portugal. Todos os países da África, o Japão. O sr. Carlos Quaresma não dá só primazia a Portugal.”

Este material deverá ser utilizado pelos cerca de 350 utentes destas quatro instituições e que suportaram as despesas do transporte desde a Suécia até Algoso.
Fonte Brigantia

Sem comentários: