quinta-feira, 28 de abril de 2011

Bragança: detectada infecção por Legionella no CHNE



A paciente, uma mulher de 75 anos de idade, está internada na Unidade de Cuidados Intermédios do hospital de Bragança com uma pneumonia aguda.
A idosa esteve internada no mesmo hospital por outro problema de saúde. Depois de ter alta no dia 20, regressou na terça-feira já com um quadro de pneumonia grave.

O Centro Hospitalar já está a tomar medidas preventivas para evitar um possível contágio mas, como explica Domingos Fernandes, responsável pela Unidade de Cuidados Intermédios do Centro Hospitalar do Nordeste, não é provável que o foco da infecção esteja na unidade hospitalar.

“Há vários [locais possíveis] de infecção para além do hospital, como os locais de trabalho e a habitação. Não podemos esquecer que é um caso isolado, neste momento, no centro hospitalar”.

A infecção pela bactéria Legionella pode resultar em pneumonia grave, em especial tratando-se de doentes com um sistema imunitário mais frágil, como a população idosa.

“É uma bactéria comum e que atinge mais prevalentemente pessoas idosas e imunodeprimidas. Mais uma vez, o facto de entrar no estereótipo normal para a doença, faz-nos pressupor que este [hospital] não seja o foco principal”.

Ainda assim, não são necessárias medidas de isolamento especiais, uma vez que a contaminação por esta bactéria não se faz por contacto com o doente e, somente, em contacto com o foco de infecção.

A bactéria Legionella necessita de locais húmidos para desenvolver, como aparelhos de ar condicionado, o que não se verifica no andar onde esteve internada a doente. Já foram recolhidas amostras na unidade hospitalar de Bragança e na casa da doente. Os resultados das análises deverão ser conhecidos dentro de 3 semanas.
Segundo o CHNE este é o primeiro caso de pneumonia grave provocado por Legionella este ano no hospital de Bragança.
A RBA sabe, no entanto, que esta semana faleceu outra idosa, octogenária, vítima de pneumonia, depois de ter sido submetida a uma cirurgia no hospital de Bragança, não se sabendo se se trata de Legionella. O Centro Hospitalar não confirma o caso.
Fonte RBA

Sem comentários: