segunda-feira, 4 de abril de 2011

INEM entrega mais 101 desfibrilhadores


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) entrega segunda-feira 101 desfibrilhadores automáticos externos a corporações de bombeiros de todo o país, tendo como objectivo equipar até final do ano um total de 250 ambulâncias.

"O alargamento do Programa de DAE do INEM aos seus parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica é indispensável para uma melhor assistência médica às vítimas de paragem cardio-respiratória e terá como reflexo a melhoria na qualidade do serviço prestado aos cidadãos", afirma o INEM, em comunicado divulgado hoje.

Segundo a instituição, em Janeiro deste ano 30 ambulâncias que o INEM disponibiliza aos bombeiros passaram a ter desfibrilhador, estando actualmente a ser preparada a terceira fase de alargamento, com o "objectivo que até ao final deste ano todas as ambulâncias INEM localizadas em corpos de bombeiros" estejam equipadas com desfibrilhador, ou seja, 230.

O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de eléctrodos adesivos colocados no tórax da vítima em paragem cardio-respiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque eléctrico.

Fonte RR

Sem comentários: