domingo, 3 de abril de 2011

Ambulâncias...Governo recua... Transportes grátis

Os doentes com justificação clínica vão voltar a ser transportados de forma gratuita pelas ambulâncias dos bombeiros.

O Ministério da Saúde e a Liga de Bombeiros Portugueses (LBP) já estabeleceram um pré-acordo, no qual a figura da "pessoa doente" e da "pessoa utente" terão tratamento diferenciado.

Os beneficiários do Serviço Nacional de Saúde que sofram de doenças graves, e tenham uma credencial assinada por um médico, não precisam de demonstrar insuficiência económica para usufruírem de transporte grátis.

Por outro lado, os utentes que precisem de tratamentos como fisioterapia ou hemodiálise terão de provar que não têm meios económicos para beneficiarem de apoio.

Na prática, é um recuo do Ministério da Saúde, que determinou no início do ano que todos os doentes tinham de provar a insuficiência económica.

Estas regras levaram a que muitos doentes tivessem desistido de tratamentos e diversas corporações de bombeiros registassem perdas de receitas na ordem dos 30 por cento – já tinham despedido mais de cem tripulantes em dois meses e meio.

Duarte Caldeira, presidente da LBP, salienta que "tudo está bem encaminhado para que na próxima semana se assine o acordo", que "vai permitir que muitas pessoas voltem a ter acesso aos cuidados de saúde" de forma gratuita.
Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: