quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bombeiros da Torre D. Chama Invadem AAP dos Bombeiros de Bragança

Foi com alguma surpresa que desde o inicio da semana os Bombeiros de Bragança foram confrontados com informação de que os Bombeiros da Torre D. Chama "invadiram" a Área de Actuação Própria dos Bombeiros de Bragança.

segundo o DL 247/2007, é explicito no Artigo 5.o:

Áreas de actuação

1—Cada corpo de bombeiros tem a sua área de actuação definida pela ANPC, ouvido o Conselho Nacional de Bombeiros, de acordo com os seguintes princípios:

a) A área de actuação de cada corpo de bombeiros é correspondente à do município onde se insere, se for o único existente;

b) Se existirem vários corpos de bombeiros voluntários no mesmo município, as diferentes áreas de actuação correspondem a uma parcela geográfica que coincide, obrigatoriamente, com uma ou mais freguesias contíguas.

2—Havendo no mesmo município um corpo de bombeiros profissional ou misto e um ou mais corpos de bombeiros voluntários, a responsabilidade de actuação prioritária e comando cabe ao corpo de bombeiros profissional ou, quando este não exista, ao corpo de bombeiros misto, sem prejuízo de eventual primeira intervenção de algum dos outros em benefício da rapidez e prontidão do socorro.

3—Fora dos casos previstos no número anterior, havendo no mesmo município vários corpos de bombeiros voluntários, a responsabilidade de actuação prioritária cabe ao corpo de bombeiros da respectiva área de actuação, ainda que exista intervenção conjunta de outros corpos de bombeiros, sem prejuízo de eventual primeira intervenção de algum dos outros em benefício da rapidez e prontidão do socorro.

Assim sendo os Bombeiros da Torre D. Chama incorrem em Irregularidade ao Artigo 5º do DL 247/2007.

Ao Comando dos Bombeiros de Bragança não foi pedida nenhuma autorização, nem sequer foi feita nenhuma comunicação por parte dos infractores e condena este tipo de comportamentos por parte de outras corporações. Visto ser uma prova organizada, os infractores agiram de forma, ao que o Cbbraganca considera, desrespeitadora e incalculada, pois não se tratou aqui de socorro iminente. Segundo fotografias no site não oficial dos Bombeiros de T.D.C. podemos verificar a veracidade deste facto.


Também aos organizadores da prova "IV Passeio TT em Grijó de Parada, Bragança", incorrem em irregularidade por não ser pedido parecer ou apoio para a realização deste tipo de actividade, ao Corpo de Bombeiros da área onde se realiza a actividade.

23 comentários:

Anónimo disse...

hehehe, foram invadidos? que chatice, vejam lá se os fazem prisioneiros... enfim que mediocridade e que disparate tão mesquinho... realmente este blog é uma referencia da mesquinhês que prolifera pelos Bombeiros do país... vá tenham a coragem de publicar este comentário :P

Anónimo disse...

preocupem-se com coisas verdadeiramente importantes...não me digam que ficaram com ciúmes por nao terem ido passear???

Unknown disse...

Não se trata de mesquinhês, mas sim de afirmar uma ilegalidade cometida. Não sei qual será o conceito de legalidade, perante uma violação de lei.
Além do mais, as AAP´s foram criadas para melhorar o socorro, e na nossa AAP é como a nossa casa. Não gostaria, simplesmente que o seu vizinho fosse a sua casa fazer o seu trabalho, pois não caro leitor?

É verdadeiramente importante socorrermos no nosso território, pois somos os detentores de meios e conhecimentos mais adequados.

Anónimo disse...

O primeiro comentador deve estar habituado a que o vizinho lhe va fazer o trabalho a casa. (__)

Por isso é que não se importa que os outros também o façam.

filipe disse...

como os bombeiros da torre estao cheios de trabalho acharam por bem ainda vir soccorer os de braganca... lol

enf. Bino disse...

invadidos? esta foi demais... eu chamava-lhe antes dor de cotovêlo.. mas digam-me, porque foram invadidos? devido ao que diz a legislação? se bem li no vosso artigo a legislação refere-se a socorro nas AAP, pelo que vi ali nao foi o caso, pois pareceu-me que foram prestar assistência e não socorro iminente... mais, e se o CODU Norte mandar os bombeiros de Bragança fazer um inem a Izeda? nao vão porque estão a invadir os vizinhos? meus amigos, no socorro não existe area. o rally de portugal contrata o inem para prestar assistência á prova, A queima das fitas do Porto, o recinto é na cidade do Porto, pela vossa lógica seriam então os bombeiros sapadores a prestar assistência ao evento? errado.. é um evento privado daí a organização contratrar quem quer, que neste caso é uma empresa privada que presta a assistencia.. para terminar, "em minha casa entra quem eu quero".... os senhores da organizaçao lá devem ter tido os seus motivos... falta ainda saber se realmente é verdade... a foto mostra um jipe mas nao diz onde é...

Anónimo disse...

O primeiro comandante deve ser algum pascaço do litoral, lá para perto do Porto ou coisa do género.

Poe-te fino com os Transmontanos, que eles curtem-te bem o lombo de for preciso, como se diz por aqui.

Goste-se ou não se goste, o que foi dito foi apenas uma verdade, a legislação é clara.

Enf. Chefe disse...

Acho que o enf. Bino ainda complica mais o complicado. Não se deve tratar de uma simples dor de cotovelo. Ora bem, se os Bombeiros de Bragança fossem chamados a “ estar em prontidão para a prestação de socorro” numa prova na AAP da Torre, no mínimo teria de haver uma autorização expressa por parte do comando dos Bombeiros da Torre, e isto porque? Porque quem inventou as AAP´s queria ordem na terra. E como se ordena esta terra? Delimitando uma área e entregar á entidade responsável dizendo: Conheçam a vossa área pois com o vosso conhecimento estudaram e adequar-se-ão para melhor socorrer. E é assim, apesar de haver uns mais adaptados que outros. Senão fosse assim tudo era uma rebaldaria.
Agora explique-me lá o senhor, se numa eventualidade de um acidente com uma dessas viaturas, como é que eles iriam pedir ajuda sem saberem onde estão, não sabendo do que tem disponível ou com o que contar. É mais ou menos neste sentido organizativo que as AAP´s foram criadas.
No caso de eventos privados você não contradiz o que está disposto no decreto-lei. Primeiro, um evento desportivo carece de licenciamento e parecer de entidades, como por exemplo os Bombeiros, e sinceramente, sendo comandante não iria dar um parecer positivo do licenciamento de uma prova se a segurança fosse feita por uma empresa ou entidade por mim desconhecida. Na queima das fitas do porto, os sapadores não fazem segurança, mas também não vêm os Bombeiros de Tavira a fazer segurança á queima das fitas.
Na sua casa entra quem você quer, mas se não baterem á porta ou for assaltado, você fica irritado, ou não?
Os motivos da organização aceitarem situações destas é não pagarem a segurança para estes eventos, pois se fossem obrigados a pagar, o preço que fariam os Bombeiros da Torre concerteza seria mais elevado, pois as despesas com deslocação seriam maiores.
Se os Bombeiros de Bragança forem chamados a fazer serviço de CODU estes são obrigados a ir, pois têm protocolo com o INEM, e o INEM pode e fazer o que lhe apetecer com os seus meios, pois eles pagam para isso. Não complique, ou estude mais um pouquinho.

Anónimo disse...

vira o disco e toca o mesmo... o sr. enf. chefe diz que se fosse cmdt nao autorizava o evento caso fosse uma empressa privada a prestar assistência? devi ser com medo que lhe caissem os galoes... nao vejo mal nenhum com o que aconteceu....

filipe disse...

sr.enf. bino: por isso é k o inem esta como esta... principalmente em bragança k chegam 1º os bombeiros k a vmer....
é engraçado cada vez k se pede a vmer esta inop... ou entao os enfermeiros como tu estao acompanhar familiares com eu ja assisti em pelo hospital de bragança onde a vmer estava nas consultas externas em vez de estar no sitio proprio e pronta a sair e chegar 1º dos k os bombeiros, por isso esteja calado e preocupe-se com os assuntos de ennfermagem antes de falar dos outros....

Anónimo disse...

Mediocres,é o unico nome k se pode dar a kem faz comentarios sobre competência ou falta dela...não é isso k está em jogo mas sim a falta de respeito....nunca vi,já k se está a falar em Vmer's e enfermeiros e afins,um empregado de limpeza a fazer o trabalho de um médico,seja qual for a especialidade do médico....a corporação da Torre deveria ter rsp(mesmo sendo do interesse deles fazer este evento) k essa zona estaria fora da área de actuação ou então entrar em contacto com a corporação de Bragança e dar conhecimento da situação e perguntar se não haveria inconvenientes....de certeza k as coisas se teriam resolvido da melhor forma e com bom entendimento entre as corporações...P.S-Deixo bem claro k não pertenco a nenhuma corporação,antes k comecem a mandar bitaites...

Anónimo disse...

Isto é que vai uma crise, os bombeiros da torre vão ter de pagar aos FMI por entrarem na area de bragança com isto não se brinca ..
o pessoal quando é vai voltar o proximo raid para eu ir mas so vou se for como este para ver os porteiros....

Anónimo disse...

Isto é de rir o cb de bragança vai a celas s cibrao buscar doentes para levar para o hospital s antonio no porto eles estam a invadir a AAP de vinhais mas a isto nada eles dizem porque da dinheiro se eu manda-se jó vos tinha corrido dessa parte que pertence ao meu cb deviam ter vergolha de estar aqui a criticar a torre que nao devia ter ganho nada por la ir mas deixo aqui ao cb de bragança um comentário nao levem os untentes para o porto da area de vinhais e deixem as cerdenciais do hospital de s antonio com os doentes para eles poderem chamar o cb da sua area

Anónimo disse...

Falam tanto do CODU sera que o inem sabe que o cb de bragança anda em muitas saidas de inem com tripulantes que não são TAS nem TS aqui ninguem é burro toda a gente sabe disso talvez um dia destes alguem vos pode dar um pouco de trabalho nos tribunais porque isso num posto PEM nao pode acontecer.

Anónimo disse...

Eu gostava de saber quem autoriza o cb de Bragança a ir buscar utentes de Celas S.Cibrão Mós de Celas para serem trasportados para os Hospitais de Santo António S João no porto entre outros Hospitais como Vila Real e Macedo de Cavaleiros então Bragança ai sera que voçês não estão a invadir a AAP de Vinhais mas isto os de Bragança não comentam nem dizem nada porque não dexam os termos de responsabilidade com os utentes da area que pertence a Vinhais isso é que se chama de invasão e um roubo sim porque são transportes lucrativos que robam descaradamente ao cb de Vinhais ha muitos anos e o que tem piada é vir para aqui dizer que o cb da Torre de Dona Chama anda a invadir o AAP de Bragança quando se trata de uma prova privada é de RIR AQUI QUEM ANDA A ROUBAR É ESSE CB QUE HA ANOS ROUBA O CB DE VINHAIS DESCARADAMENTE.

Anónimo disse...

Isto é um caso de Policia é melhor mandar prender os Bombeiros da Torre.LOL LOL LOL isto é só para rir os Bombeiros de Bragança não devem ter mais nada para fazer para ficarem assim tão preocupados com uma coisa tão mesquinha já há aqui invasões e tudo se calhar deve ser o FMI que deve estar a chegar a Bragança porque se não focem os pretos dos voluntarios que andam a trabalhar durante o fim de semana 24 horas a fazer transporte de doentes e o hospital a enternar os utentes que ai são levados pelos outro cbs do distrito quando esses precisam de ser evacuados para hoopitais do Porto não se tinha ai tanta gola nem MECEDES BENZ pois é duro ouvir as verdades.

Anónimo disse...

NAO BATAM MAIS NO CEGUINHO ALGUEM SABE-ME DIZER SE PEDEM OS PASSAPORTES SE EU FOR DA TORRE PARA BRAGANÇA AGRADECIA QUE ALGUEM ME DISSE-SE PARA TIRAR O PASSAPORTE.

Anónimo disse...

Nunca me lembro de o comandete de bragança ligar ao de vinhais a dizer que vai fazer um transporte de doentes de celas e outras aldeias da AAP de vinhais para o porto com cerdenciais desses mesmos hopitais a pedir a autorização par tal. isto é que anda aquiuma crise ai o sr codis não é informado do sucedido.

Anónimo disse...

Esses de Bragança só se queixam do que lhes entressa pois do resto nada dizem das invasões que eles fazem aos outos não comentam nem é notícia no blog deles mas que falta de repeito andar a fazer serviços lucrativos na AAP de Vinhais no minimo era nunca mais lá ir e pedirem desculpa por terem lá ido tantas vezes. Mas isso para eles já não é falta de respeito mas a i nunca o houve sempre foram uns vaidosos com mania de supriores aos outros mas na realidade quase todos os cbs do distrito sabem muito bem quem são voçês por isso poucos gostam de trabalhar ao vosso lado

Anónimo disse...

Só para informar o triste que escreveu acerca das credenciais do Hospital de Santo António, sim CREDENCIAIS e não CERDENCIAIS, aqui vão umas informações:

a) O Hospital de Santo António não envia para os Corpos de Bombeiros as credenciais de transporte, nem é pessoal dos Corpos de Bombeiros que as vão levantar ao referido hospital.

b) As credenciais de transporte são enviadas pelo hospital para o domicilio dos utentes, (e é UTENTES e não UNTENTES).

c) Os utentes depois de receberem as credenciais vão ao Corpo de Bombeiros que efectua o transporte entregarem a mesma.

Conclusão:
Se é verdade que os bombeiros de Bragança efectuam esses transportes de utentes que habitam em localidades fora da sua AAP, porque será que esses mesmos utentes os escolheram mesmo sabendo que as suas localidades pertencem a outro Corpo de Bombeiros???

filipe disse...

ALGUMAS PESSOAS DEVIAM PENSAR ANTES DE ESCREVER...
1º SE CB BRAGANÇA VAI A VINHAIS NAO É PQ LHE INTERESSA MAS SIM PQ ALGUEM COLABORA PARA ISSO, E O CB VINHAIS É PQ GOSTA SE NAO JA TINHAM FEITO ALGUMA COISA PRINCIPALMENTE O PROPRIO COMANDANTE DA MESMA CORPORAÇAO, PORTANTO NAO SEI PQ É QUE ESSES SRºS (K DEVEM SER DE VINHAIS, SE NAO NAO DEFENDIAM TANTO VINHAIS) FALAM TANTO... AGORA JA QUE FALM TANTO, 1º DEVIAM SE INFORMAR MAS JA QUE SO QUEREM CRITICAR PELO MENOS LEIAM O K DIZ O ANONOMI DE 17 AS 21H41, PQ ISSO É REALIDADE... SE AS PESSOAS DE CELAS E DE SAO CIBRAO NAO KEREM IR COM OS BOMBEIROS DE VINAHIS E SIM COM OS DE BRAGANÇA, ALGUMA COISA SE PASSA NESSA CORPORAÇAO DE VINAIS... SERA O AMBIENTE? SERA O EQUIPAMENTO? OU SERA MESMO DAS PROPRIAS VIATURAS QUE AS PESSOAS NAO GOSTAM DE ANDAR DENTROS DELAS PRINCIPALMETE GRANDES VIAGENS COMO PARA O PORTO? FICA A PERGUNTA NO AR...

Unknown disse...

Esta administração têm ideia que o levantamento de falsos testemunhos pode ser considerado críme, como tem noção que todas as queixas devem ser apresentadas, ou em livro de reclamações ou directamente á direcção de determinada entidade.
Sendo assim a via legal para apresentação de reclamações, o cbbraganca.blogspot refuta todas as tentativas de difamação e considera todas as acusações feitas através de comentários FALSAS!
Aproveitando o bom senso de alguns leitores, espero que o comentador que insiste na difamação, de os Bombeiros de Bragança fazerem transporte "fora-de-lei", considere o comentário de :17 de Abril de 2011 21:44.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com os comentários do dia 17 de Abril das 21h44m e com o do dia 18 de Abril às 11h23m. Quantas vezes o Cb de Bragança dá viagens a outras corporações? Isso ninguém vê....E se os utentes de outras corporações vão entregar as suas credenciais a outros Cb's,estes não têm culpa se os utentes lá vão,alguma razão devem ter... Esses comentários dos "Sr's de Vinhais" só mostram dor de cotovelo e uma oportunidade para falarem apenas....