quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Mirandela: Comandante dos Bombeiros demite-se após carta aberta

Depois de 15 anos à frente dos Bombeiros Voluntários de Mirandela como comandante, Carlos Ricardo, deixa a direcção na sequência da carta aberta assinada por 35 dos cerca de 50 elementos do corpo activo daquela corporação.

A carta, a que a RBA teve acesso, denuncia a existência de "mau ambiente", responsabilizando o comando a quem acusam de "atitude passiva e falta de iniciativa."
A missiva dos 35 signatários revela ainda que estão a “a assistir a uma decadência da componente operacional que tem levado a um sentimento de insatisfação na maioria dos soldados da paz que pertencem ao corpo activo.”

Ao que conseguimos apurar para além de Carlos Ricardo, o adjunto, Edgar Trigo e o segundo comandante Sílvio Santos entregaram à direcção da Associação de Bombeiros a carta de demissão.

Ao que tudo indica o sucessor de Carlos Ricardo deverá ser nomeado já na próxima semana pela direcção.

Até à data ainda não nos foi possível chegar à fala com o agora ex comandante dos Bombeiros Voluntários de Mirandela.

13 comentários:

Anónimo disse...

AGORA É QUE O COM. RICARDO VAI CONHECER ALGUNS DOS AMIGOS QUE O RODEARAM.
UM ABRAÇO AMIGO E NÃO TE DEIXES ABATER.
J.M.

Anónimo disse...

o comandante Carlos está doente.
poderia era ter saído pela porta grande, mas faz de conta que há anpc e que está atenta a determinados pormenores

Anónimo disse...

É VERDADE, CONCORDO PLENAMENTE COM O 1º COMENTARIO ANONIMO QUE DEIXARAM E DESDE JA AGRADEÇO POR O ESTAREM APOIAR. FORÇA CMDT CARLOS ESTAMOS CONSIGO E NAO SE DEIXE IR A BAIXOPOR CAUSA DE CERTAS PESSOAS QUE NAO VALEM NADA E KE FIZERAM TUDO NAS SUAS COSTAS.

Anónimo disse...

concordo plenamente com o 1º comentario anonimo...é de lamentar tal situação. sim o sr. cmdt carlos agora esta a ver o tipo de pessoas que o rodearam. pessoas que diziam que eram amigos apunhalaram-o pelas costas. Isso nao se faz. não foi ele que criou mau ambiente, nem foi ele como dizem que espantou o voluntariado. essa gente agora vai-se ver

Anónimo disse...

Se o Com. Ricardo está com problemas de saúde lamento-o profundamente. Quanto ao não sair pela porta grande ou não só dependia dos que assinaram a carta dita aberta e principalmente á direcção dessa grande instituição, que por vezes tem dirigentes destes, mas com os desembolvimentos futuros estaremos para ver aonde está a culpa por não ter saido pela porta grande. Para quem era amigo de certeza que independentemente da porta ser grande ou pequena continuará a ter o Ricardo em muita estima e consideração.
Atenção ás palmadinhas nas costas.

Anónimo disse...

O COMANDATE É UM BOM HOMEN, QUE ANDA NO TERRENO. É UMA PENA QUE ALGUNS POLITICOS COMO O SR. ROGER QUE A ÚNICA COISA QUE QUEREM É PODER SE ATREVAM A FALAR MAL DE UM HOME QUE TRABALHOU POR AMOR Á CAMISOLA! SE, SE ALGUMM DIA O SR. ROGER CHEGAR A ALGUM LADO, VEREMOS O SEU DESEMPENHO! FICO A ESPERA.

Anónimo disse...

O Comandante Ricardo trabalhou 15 anos por amor á camisola. É uma pena que pessoas como o Sr. Roger, que só querem é poder se atrevam a falar de uma pessoa como o Comandante, até porque esse sr, só quer é poder, mas SE algum dia chegar a ter esse poder cá estaremos para ver o seu desempenho!!Comandante, força! não se vá a baixo por comentários com finalidades politicas.

Anónimo disse...

é com mt pena vejo cb de mirandela esteja acontecer isto cmdt carlos era um cmdt razoavel nunca consegiu por mao em alguns bombeiros, tinham tudo para serem o melhores bombeiros zona norte tem um excelente parque tem um bom presidente foi pena o cmdt carlos deixar se ir por alguns bombeirinhos e com mt tristeza que isto teve este final, um abraço cmdt carlos.....

Anónimo disse...

O Comandante Ricardo é e sempre foi um homem sério, honesto e que nadadava nistyo por amor à camisola. Literalmente fizeram-lhe a folha. Também duvido muito que a direcção desconhecesse a carta, mas duvido mesmo! Deixem assentar a poeira e ainda se vai saber a verdade toda.

Anónimo disse...

Boas caros amigos. E de lamentar toda esta situação nos bombeiros de Mirandela e do que se passou com o cmdt Ricardo que tanto fez pelos bombeiros, que sem nunca olhar a quem, ou melhor ao quê, fez tudo pelos bombeiros enquanto instituição e acima de tudo pelos seus homens... e normal não agradar a toda a gente, mas isso, ja vai do ser humano. Na carta aberta reclamam instruções, formação e mais, mas quem a fez esquece-se que muito raramente aparecia para as mesmas, e ate raramente aparecia nos bombeiros…… LEMBRARAM-SE? Acusam-no de má atitude, de mau ambiente, mas esquecessem-se que quando necessitaram de algo, fosse aquilo que fosse ele esteve sempre la, a ajudar e apoiar seja naquilo que fosse, agora o ambiente são os homens que o criam através das atitudes uns com os outros, as quais não eram as melhores. Era uma época difícil para o cmdt, pois por motivos pessoais ou outros motivos o cmdt andava em baixo, e o que foi feito? Simplesmente uma carta aberta feita pelas costas por 2 ou 3 pessoas intituladas de amigos e simplesmente lhe deram um chuto como a dizer, “ sai já não prestas”…….. Nós bombeiros existimos para ajudar o próximo, estendemos a mão a quem quer que seja, não existe ninguém que não tenha sido apoiado pelos bombeiros, e neste caso quando nos deparamos com um caso dentro da própria instituição» BOMBEIROS» simplesmente o ignoramos e pomos de parte, quando neste caso era um amigo, colega para nao falar o sr. comandante. …… pensem amigos que bombeiros somos nós se nem aos nossos companheiros de luta conseguimos apoiar? ENTRISTESSEME profundamente isto ter sido feito desta maneira. Principalmente pelas COSTAS. NÃO É JUSTO… É TUDO COMPANHEIROS, FOI UM DESABAFO, PENSEM EM AJUDAR APOIAR QUEM NOS RODEIA, POIS MAIS TARDE, PODE SER ELE A AJUDARNOS……………………………….. CMDT RICARDO UM OBRIGADO POR TUDO QUE FEZ E CONTINUARA A FAZER POR TODOS OS BOMBEIROS. FORÇA…………..

Anónimo disse...

o Comandante Carlos sempre foi um básico à semelhança de quase todos os comandantes do distrito de bragança e do país. as pessoas estão agarradas à cadeira do poder e julgam que os bombeiros são seus... daí que os bombeiros de mirandela tenham chegado ao que chegaram, com uma operacionalidade mediocre. depois a anpc não fiscaliza e na enb passa toda a gente para que seja promovida a comandante. aliás comandantes há muitos, lideres é que há poucos! cresçam e apareçam e talvez um dia sejam BOMBEIROS!

Anónimo disse...

O Comandante Ricardo, bem como outros com do Distrito de Bragança, infelizmente acomodaram-se ao cargo que ocuparam e ocupam, e os Corpos de Bombeiros não acompanharam a evolução dos tempos. É necessário que a ANPC, fiscalize mais os Corpos de Bombeiros para que de uma vez por todos se termine o "brincar aos bombeiros", e mesmo voluntários se tornem cada vez mais profissionais.

Anónimo disse...

agora com o novo comando vamos ver se era culpa do cmdt carlos ou de alguns bombeirinhos. o novo adjt luis soares tem de melhorar mt a sua pessoa tem de ser mais humilde e não o seu estilo sou melhor, porque já tive cursos com ele e reparei nisso e vários bombeiros também acharam, o resto não conheço mt bem vamos aguardar boa sorte...