quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Socorro prestado às vítimas do acidente no IC8

Nota do Ministro da Saúde, Paulo Moita de Macedo, sobre o socorro prestado às vítimas do acidente de domingo, no IC8.
 
Face ao trabalho desempenhado pelas equipas da Saúde no socorro aos cidadãos que foram vítimas do acidente rodoviário ocorrido domingo, dia 27, no IC8, perto da Sertã, o Ministro da Saúde sublinha o elevado profissionalismo, a vontade de bem servir e o alto sentido das responsabilidades de todos quantos prestaram cuidados aos sinistrados desde os primeiros momentos seguintes à ocorrência.
 
A qualidade do serviço prestado à população foi testemunhada e sublinhada por todas as entidades que sobre o ocorrido se pronunciaram, mas também por cidadãos e pela comunicação social, de uma forma geral.
 
Assim, destaca-se o nível de prontidão do Instituto Nacional de Emergência Médica, que, com a ajuda de outras unidades do Sistema de Proteção Civil, como corporações de bombeiros e forças policiais, duas horas e meia após o acidente, tinha colocado as vítimas fora do local e a serem referenciadas para as unidades de saúde apropriadas. A instalação de um hospital de campanha no local e a deslocação de outros meios de assistência mostraram-se essenciais para minorar as consequências da saída de estrada do autocarro que servia a excursão para norte de 42 cidadãos.
Destaca-se, igualmente, o trabalho prestado por todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente do Centro de Saúde da Sertã e das unidades hospitalares integradas nas Unidades Locais de Saúde de Castelo Branco e do Norte Alentejano e nos Centros Hospitalares Universitário de Coimbra, Lisboa Central e Médio Tejo.
 
O Ministro da Saúde, em nome do Governo Português, do Serviço Nacional de Saúde e das vítimas e seus familiares, agradece o empenho e esforço de todos os profissionais que acompanharam e, como no caso das equipas de psicólogos e técnicos de serviço social, continuam a acompanhar os sinistrados e seus entes mais próximos.
 
Lisboa, 28 de janeiro de 2013
Paulo Moita de MacedoMinistro da Saúde

Sem comentários: