terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Evacuação de Emergência...

Após o dantesco incêndio na boate KISS na Cidade de Santa Maria Brasil, onde padeceram mais de duas centenas de pessoas queria deixar aqui algumas recomendações de segurança relativamente ao assunto.

Antes de continuar e para todos se poderem aperceber bem qual a gravidade do pânico gerado num cenário de evacuação massiva num espaço estrutural condicionado, gostaria que observassem o vídeo que se segue.

O mesmo pode mostrar de uma forma curta clara e concisa a rapidez, a aflição e o pânico gerado em torno de uma situação de luta pela sobrevivência.


Agora que já viste em breves segundos a rapidez com que um incêndio estrutural se desenvolve, podendo reparar também quais os comportamentos primários dos ocupantes, poderás equacionar a gravidade de uma situação que envolve a fuga ao fumo, fogo, calor e gases da combustão, tudo isto adicionado ao medo aflição e luta pela sobrevivência.

Assim e entre outras medidas básicas deves ter em atenção:
  • Quando frequentares espaços com muita gente procura saber onde se localizam as saídas de emergência.
  • Se por ventura as mesmas estiverem obstruídas por alguma razão informa de imediato o STAFF do evento, promove de imediato o pedido para a desobstrução das mesmas, em caso de recusa e por dever cívico e de segurança pondera a participação no livro de reclamações ou contacta as autoridades policiais com a maior brevidade possível.

Em caso de Alarme... Em caso de Evacuação Generalizada
  1. Mantem a calma
  2. Verifica através da sinalética qual a saída de emergência mais próxima da tua localização
  3. Dirige-te para lá, sem correr, mas em passo acelerado
  4. Tenta caminhar seguindo uma fila indiana tendo como ponto de referência a pessoa que está à tua frente
  5. Segue o mais possível junto à parede
  6. Em caso de fumo protege a via respiratória baixando-te a um nível inferior do teto do fumo e gases, assim conseguirás caminhar sem irritações oculares nem respiratórias
  7. Nunca voltes atrás para buscar pertences, segue sempre no sentido da fuga
  8. Se houver equipas de segurança segue as suas recomendações
  9. Se a tua condição física o permitir tenta ajudar os mais necessitados
  10. Chegando a um local seguro dirige-te sem demora ao ponto de encontro
OBSERVAÇÃO:

Será muito difícil e complicado gerir e dinamizar uma fuga, mas é muito fácil verificar as condições gerais de segurança dos espaços, as praticabilidades dos caminhos de fuga, sinalética e portas de emergência.

Cabe-nos a todos ajudar a cumprir as ações de segurança, e para que amanhã não se repita outro episódio igual, lembra-te... “CONDIÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA”...

Para que amanhã não sejas tu... mais um número...

Se te lembrares de mais algumas dicas, não hesites, deixa nos comentários a tua opinião.

por:FIRESHELTER52

Sem comentários: