quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Mau tempo já não condiciona distrito de Bragança

O distrito de Bragança regressou hoje à normalidade depois de dois dias de constrangimentos provocados pela neve e pelo gelo, adiantou agência à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro.
 
De acordo com a atualização da situação feita por aquela entidade, já não há nenhuma estrada cortada e estão reunidas condições para que quinta-feira possam voltar a circular os transportes escolares e as aulas regressarem à normalidade em várias escolas da região.
O CDOS ressalva que "existe ainda uma ou outra situação pontual" em que permanecem dificuldades, concretamente em aéreas rurais de zonas de serra, onde as condições climatéricas são mais adversas.
Segundo a fonte, durante todo o dia de hoje "houve grande intervenção e esforço" por parte dos serviços municipais da Proteção Civil, com a ação de limpa-neves e espalhamento de toneladas de sal nas estradas, para minimizar os constrangimentos provocados pela neve e gelo.
A primeira neve deste inverno caiu todo o dia de terça-feira no Nordeste Transmontano, mas o maior impacto ocorreu ao início da manhã de hoje com a associação da camada de gelo formada pelas baixas temperaturas durante a noite.
Os transportes escolares não tinham condições de segurança para circular e os alunos das zonas rurais de Bragança e Alfândega da Fé ficaram em casa, embora as escolas estivessem abertas nas sedes de concelho.
 
Já os municípios de Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros e Vinhais optaram por encerrar as escolas.
As principais estradas da região estão todas transitáveis, segundo o CDOS, incluindo a nacional 315, na Serra de Bornes, em Alfândega da Fé, a que se manteve durante mais tempo cortada ao trânsito.
Fonte:JN
Foto:Pedro Rego

Sem comentários: